"O Brasil deve se ver em nossa programação”, diz Edinho Silva sobre EBC
Durante participação na 60ª Reunião Ordinária do Conselho Curador da EBC, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), , destacou que integra um governo que criou a Empresa Brasil de Comunicação como instrumento para construir a cidadania, o aperfeiçoamento da democracia e a participação da sociedade.
Atualizado em 25/02/2016 às 12:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Antonio Cruz/Agência Brasil Ministro defendeu inserção da EBC na sociedade
Segundo a Agência Brasil, o ministro se dispôs a responder perguntas dos conselheiros sobre as relações da empresa com sua Pasta. “O projeto de comunicação da EBC vai resistir se tiver capacidade de mobilização social e, para isso, é preciso oferecer um conteúdo de qualidade que faça 'conexão com a sociedade'", declarou.
Para ele, o relacionamento mais amplo com a sociedade pode ser criado por meio de projetos de regionalização da TV Brasil e da Rádio Nacional. “Temos que ir aonde o povo está, o Brasil deve se ver em nossa programação”, ponderou.
Quanto a especulações de intervenção do governo no conteúdo jornalístico da EBC, o ministro destacou que não discute a pauta e não tem ingerência no conteúdo. "Quero participar da elaboração do futuro do projeto. Desde a posse na Secom, nunca telefonei para alguém da TV Brasil, da Agência Brasil ou da Rádio Nacional para determinar que dessem ou tirassem qualquer notícia. A autonomia editorial é absoluta”, esclareceu.
A vice-presidente do Conselho Curador da EBC, a jornalista Evelin Maciel, reconheceu o comprometimento de Edinho com o projeto da emissora, mas destacou que o o colegiado apresenta alguns posicionamentos que diferem dos defendidos pelo ministro.
"Acreditamos que a EBC tem que ser muito maior do que um projeto de governo, tem que ter seus mecanismos de defesa de sua autonomia, que ela represente o que nós sabemos serem os preceitos da comunicação pública, que ela esteja baseada nesses preceitos", observou.





