"Nunca vou trocar informações por asilo", diz Edward Snowden ao "Fantástico"

Em entrevista por e-mail ao programa "Fantástico", da Rede Globo, o ex-analista de dados da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, em inglês), Edward Snowden, afirmou que não trocaria informações por asilo político no Brasil.

Atualizado em 23/12/2013 às 11:12, por Redação Portal IMPRENSA.

programa "Fantástico", da Rede Globo, o ex-analista de dados da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, em inglês), Edward Snowden, afirmou que não trocaria informações por asilo político no Brasil.
Crédito:Divulgação Ex-agente não trocaria informações por asilo permanente no Brasil
Segundo AFP, quando perguntado sobre a possibilidade de receber asilo definitivo no país, Snowden respondeu: "Claro! Se o governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra fazer parte disso". Mas o ex-analista negou condicionar a entrega de informações pelo refúgio: "Nunca vou trocar informações por asilo, e não acredito que o governo brasileiro faria isso".
Sobre as conclusões de um painel de especialistas convocado pelo governo norte-americano, que recomendou nesta semana reduzir o poder de espionagem da NSA, Snowden afirmou: "Lembre que o grupo de conselheiros foi composto por pessoas escolhidas a dedo. Sua missão não era conter os abusos, era restaurar a confiança do público na atividade de espionagem. Muitas das recomendações que fizeram foram mudanças cosméticas, coisas que soam bem, mas mudam pouco".
O ex-analista de dados afirmou ainda que o Brasil é "uma das mais interessantes e vibrantes democracias do mundo", e reiterou que o objetivo da carta aberta divulgada na última semana destinada ao povo brasileiro era de explicar que não está em posição de ajudar os senadores brasileiros, mas que apoia a iniciativa do governo do Brasil de defender sua privacidade.
O programa da Rede Globo disse ter entrevistado o ex-analista por e-mail através de seu advogado em Nova York, para evitar interceptações, e divulgou seu conteúdo na internet.