Número de personagens gays em séries de TV dos EUA aumentou, diz pesquisa

Número de personagens gays em séries de TV dos EUA aumentou, diz pesquisa

Atualizado em 30/09/2010 às 12:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma pesquisa divulgada pela organização Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD) mostrou que o número de personagens gays, lésbicas e bissexuais em séries de TV norte-americanas aumentou 3,9%, na temporada 2010-2011.

De acordo com informações da AP, a GLAAD comparou o resultado com o obtido na temporada 2009-2010, que mostrou que 3% dos personagens na TV eram gays. No ano anterior, a percentagem era de 2,9%.

O levantamento foi feito baseado em 84 séries de drama e comédia das emissoras ABC, CBS, CW, NBC e Fox. Entre os programas que mostraram novos personagens homossexuais estão "Hellcats", da CW, "Running Wilde", da Fox, e "Happy Endings", da ABC.

A rede, aliás, aparece na pesquisa como a que mais mostra atores interpretando homossexuais (7,2%), seguida da Fox (5%).

O presidente da GLAAD, Jarrett Barrios, declarou que a inclusão de personagens gays na TV mostra que os criadores dos programas "estão prestando atenção" nas mudanças da cultura do país e na própria indústria do entretenimento. Para Barrios, séries como "Glee" (Fox) e "Modern Family" (ABC) são indicadores de que a audiência abraça a causa gay e quer conhecer suas histórias.

As séries mencionadas pelo presidente da GLAAD são exibidas no Brasil pelo canal pago Fox.

Leia mais

-