Número de blogueiros presos por razões políticas deve aumentar em 2008, aponta estudo

Número de blogueiros presos por razões políticas deve aumentar em 2008, aponta estudo

Atualizado em 25/08/2008 às 09:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O site disponibilizou uma planilha com dados coletados pelo projeto World Information Access, que lista nome, nacionalidade, data de prisão e motivo pelo qual foram detidos blogueiros ao redor do mundo no período de 2003 a 2007. O gráfico pode ser visto no , segundo informações da agência de notícias Magnet.

O resultado do projeto aponta que, só no ano passado, 35 escritores independentes foram presos, sendo que, em 2003, apenas cinco deles foram detidos. Segundo o site Swivel, a previsão é de que o número total de presos por manterem blogs com referências políticas cresça ainda mais em 2008, já que a popularidade dessas páginas virtuais continua aumentando.

A maior parte dos 64 presos até hoje estão em regimes opressivos de países como Egito, China, Arábia Saudita e Irã, contudo já foram presos blogueiros canadenses, franceses, gregos e até mesmo americanos, conforme noticiou o TechCrunch.

Entre estes casos estão também acusações de terrorismo e pedofilia, embora a maioria das prisões seja motivada por fins políticos.

Leia mais