NSA instalou software de vigilância em computadores do mundo todo, diz “NYT”

O jornal americano The New York Times revelou, na última terça-feira (14/1), que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) aplicou um software em quase 100 mil computadores ao redor do mundo, que permite promover operações de vigilância e pode servir para ataques cibernéticos.

Atualizado em 15/01/2014 às 11:01, por Redação Portal IMPRENSA.



De acordo com a Reuters, na maioria dos casos, a NSA implementou o software por meio de acesso a redes de computadores, entretanto, também usou uma tecnologia secreta que possibilita a invasão de computadores que não estão conectados à internet, apontou a publicação, citando autoridades dos EUA, especialistas em computação e documentos vazados por Edward Snowden.

Crédito:Reprodução EUA teriam instalado softwares em ao menos 100 mil computadores no mundo, segundo dados vazados por Snowden

O NTY explicou que o software começou a ser utilizado desde pelo menos 2008 e faz uso de um canal secreto de ondas de rádio transmitidas de minúsculas placas de circuito e cartões USB inseridos nas máquinas.

Os conhecidos Quantum, alvos frequentes do programa, incluíam unidades militares da China, acusadas por Washington de comandar ataques digitais contra militares e empresas dos Estados Unidos. A agência também conseguiu aplicar o software em redes militares da Rússia, sistemas utilizados pela polícia, cartéis de drogas do México, instituições de comércio da União Europeia e em aliados como Arábia Saudita, Índia e Paquistão.