Novo site da Andi pauta cobertura da imprensa sobre desmatamento na Amazônia

Portal reúne artigos de especialistas, sugestões de pauta, contatos das fontes e dados sobre a cobertura.

Atualizado em 16/07/2014 às 16:07, por Alana Rodrigues*.

A organização Andi - Comunicação e Direitos com parceria da CLUA – Aliança pelo Clima e Uso da Terra, lançou no início deste mês um novo site para contribuir com a cobertura da imprensa sobre temas relacionados ao desmatamento na Amazônia.

Crédito:Reprodução Site mostra impacto do desmatamento na Amazônia
A nova plataforma apresenta descrições das atuais políticas públicas federais, estaduais e municipais lançadas para enfrentar as causas do desmatamento na região, além de disponibilizar artigos de especialistas, sugestões de pauta, contatos das fontes de informação e dados de análises quantitativas sobre a cobertura que a imprensa vem dedicando ao tema.

Segundo o jornalista Marco Gonçalves, editor do site, a proposta de criação surgiu no ano passado após a resposta positiva dos jornalistas a atividades voltadas para uma visão mais estratégica sobre a causa do desmatamento, como a elaboração de análises sobre a cobertura e a realização de seminários de capacitação.

“Nosso objetivo é contribuir para uma maior presença do assunto na pauta, pois nos últimos anos a atenção da imprensa a questões relacionadas ao desmatamento na Amazônia diminuiu. Pretendemos estimular uma abordagem mais profunda, mais investigativa, que impulsione o debate público em torno das políticas voltadas para a região. O tema é rico demais para ser desprestigiado pela imprensa”, explica.

O repórter ou editor também pode entrar em contato com os organizadores do portal para obter mais informações. “A proposta é oferecer visões diversificadas sobre o assunto, que podem não apenas inspirar pautas, mas também orientar uma perspectiva de trabalho mais sistemática sobre o desmatamento e seus desafios em termos de políticas públicas”, diz Gonçalves.

Em breve, o Mídia e Desmatamento na Amazônia publicará informações exclusivas sobre a forma como os problemas associados ao desmatamento integram a agenda dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais da região, dentro do processo eleitoral de 2014.

“A intenção é oferecer informações úteis aos repórteres, tanto no que se refere às propostas dos candidatos à Presidência da República quanto dos principais candidatos ao governo dos estados amazônicos onde o desmatamento é uma questão preocupante no debate público”, destaca o editor.

De acordo com Gonçalves, a equipe do site pretende fazer entrevistas com repórteres que tenham promovido investigações profundas sobre o assunto para saber melhor sobre o processo de construção de pautas, as dificuldades que enfrentou e criar um vínculo de apoio nas redações.

Para refletir

Além do portal, a Andi divulgou a "Imprensa e Desmatamento na Amazônia", resultado do monitoramento do noticiário produzido por 44 diários e quatro revistas semanais. O período analisado abrange de janeiro de 2007 a dezembro de 2012.

Crédito:Reprodução Relatório mostra como a imprensa pauta o tema
O estudo aponta, entre outros dados, que em média, foi publicada apenas uma matéria por semana sobre o assunto nos jornais, índice inferior ao de outras pesquisas feitas pela Andi. Além disso, apenas 3,5% das matérias apresentam uma cobertura mais contextualizada e quase metade dela foi motivada por ações do governo, enquanto apenas 14,2% do total analisado correspondem a iniciativas da própria imprensa. Segundo o editor, o dado mais "alarmante" do levantamento é que apenas 1% do material pode ser considerado “jornalismo investigativo”.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.