Novo presidente do México assume o país com desafio de garantir liberdade de imprensa
Uma das promessas feitas por Enrique Peña Nieto ao tomar posse como presidente do México, no último sábado (1/12), foi a garantir a liberdade de expressão e o exercício do jornalismo, informou a agência EFE.
Atualizado em 04/12/2012 às 15:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Desafio do novo presidente mexicano é proteger a imprensa
Um estudo realizado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) aponta que Peña Nieto “foi o candidato presidencial que recebeu maior cobertura nos noticiários de rádio e televisão durante a campanha eleitoral”, informa o Blog Jornalismo nas Américas. Inclusive, um dos maiores escândalos em sua campanha foi a série de acusações dos jornais The Guardian e Reforma a respeito de supostos pagamentos feitos a jornalistas e meios de comunicação para obter uma “cobertura favorável” durante o período em que foi governador do Estado do México.
Segundo a CNN, em relação à proteção dos jornalistas, a imprensa mexicana é pouco otimista sobre o retorno do Partido Revolucionário Institucional, que governou o México durante 71 anos, até 2000.
O novo presidente assume o cargo no país mais perigoso para a imprensa do continente, um país que conta com 17 jornalistas desaparecidos e 71 assassinados nos últimos 12 anos governados pelo Partido Ação Nacional (PAN), conservador.






