Novo portal da revista Sustentabilidade visa expansão e crescimento de leitores
Novo portal da revista Sustentabilidade visa expansão e crescimento de leitores
Novo portal da revista Sustentabilidade visa expansão e crescimento de leitores
Focada na discussão da sustentabilidade do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e seus resultados para uma economia de menor impacto ambiental, foi criada em 2007 a Revista Sustentabilidade .
Agora com o Portal Sustentabilidade, a ideia é expandir os negócios, investindo em novos projetos como blogs, podcasts, editorias e redes sociais. Com esta ação, a revista espera obter um crescimento mensal de 20% nos número de páginas vistas.
A idéia da revista, que é editada somente em versão online seguindo o conceito de não utilizar papel para preservar os recursos naturais, é investigar e procurar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para diminuir os impactos ambientais, além de buscar formas de aplicação e sua absorção pelo mercado.
Outro ponto importante é procurar mostrar o que Governo tem feito na área de políticas públicas para fomentar este setor. Esta busca por conhecimento, produtos e serviços que melhorem o desempenho, a produtividade e a eficiência procurando uma diminuição de custos, consumo de energia, resíduos e poluição é justamente o que o termo cleantech designa.
Segundo o editor e fundador da revista, o jornalista Alexandre Spatuzza, é preciso acompanhar as inovações para trilhar o caminho da sustentabilidade de uma forma consistente com as novas atitudes socioambientais e visar à preservação dos recursos naturais.
"O que notamos hoje, é que muitas empresas ainda enxergam o investimento em tecnologias e projetos ambientais como um entrave econômico. Muitas vezes, o Brasil tem a capacidade de desenvolver essas tecnologias, só que as empresas ainda não estão interessadas", afirma.
Toda a revista Sustentabilidade é elaborada seguindo dois preceitos básicos: a interatividade e a democratização da comunicação. Por isso, o portal utiliza a licença Creative Commons, que permite a livre reprodução de suas matérias exclusivas, desde que a fonte seja citada.
"Resolvemos que nós não vamos vender a informação e a ferramenta internet é propícia para isso. O site fica aberto em todas as suas áreas noticiosas, pois a sustentabilidade é um debate novo que precisa ser mais divulgado", explica Alexandre. Buscando um espaço mais transparente e aberto para os leitores e anunciantes, em dezembro de 2008 a revista passou por uma reformulação.
O site ainda disponibiliza para o leitor um painel onde ele pode dar sua opinião, tirar dúvidas e trocar informações, além da possibilidade de comentar todas as matérias publicadas. "Ainda em busca de uma maior interatividade, trabalhamos com a sessão de artigos, onde abrimos espaço para outros profissionais e especialistas escreverem sobre as questões ambientais através de uma perspectiva diferente da que nós abordamos", conta o jornalista.
O objetivo da revista Sustentabilidade é atingir os principais participantes na elaboração de uma nova agenda sustentável (pesquisadores, formadores de opinião, líderes empresariais, elaboradores de políticas publicas, legisladores e sociedade civil organizada), além de expandir e reforçar seu status de referência em assuntos sobre meio ambiente abrindo o espaço para o debate.
Por isso, além de divulgar seus blogs e reforçar parcerias, o portal também terá uma sessão reservada para agência de notícias, com o objetivo de fornecer conteúdo para imprensa fora do eixo Rio-São Paulo.
No último ano, o público da revista foi estimado em 40% de estudantes, pesquisadores e acadêmicos, 20% de executivos, 20% de mídia e 20% o público geral incluindo pequenas empresas. De abril para maio de 2009, o site registrou um aumento de público de 50%. "Nossa meta é ter até o fim do ano cerca de um milhão de páginas visitadas", diz Spatuzza.






