Novo modelo de auditoria de jornais do IVC busca mais rapidez e redução de custos

Novo modelo de auditoria de jornais do IVC busca mais rapidez e redução de custos

Atualizado em 23/01/2009 às 15:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Um novo modelo para auditoria de jornais foi aprovado pela diretoria-executiva do Instituto Verificador de Circulação (IVC). O objetivo é aprimorar o serviço prestado ao mercado, com mais rapidez no processo de auditoria e redução nos custos dos filiados no que se refere a despesas com estadias.

As mudanças permitirão que envio das Informações Juradas do Editor (IJEs) e dos dados de documentação será feito eletronicamente, o que adiantará a checagem - que antes ocorria apenas quando os auditores visitavam o editor. O Comitê de Mercado Leitor da Associação Nacional de Jornais (ANJ) elogiou o novo modelo.

As vantagens da operação eletrônica, segundo o IVC, abrangem a formação de biblioteca virtual com os dados, além de permitir o uso de filtros que apontam a evolução dos índices de circulação e eventuais variações fora da curva normal.

Com a checagem prévia das informações, as visitas presenciais dos auditores serão feitas de surpresa e os trabalhos não precisarão começar pela conferência com os editores. Se necessário, os dados poderão ser checados primeiramente por meio de pesquisas de campo, com verificação física e logística, incluindo visita às bancas de jornal, gráficas e distribuidores. A verificação antecipada também possibilita a redução no tempo de visita da equipe de auditores às localidades sedes dos jornais.

A implantação do novo modelo será gradual e dividida por regiões geográficas do país. A estimativa do Instituto é de que até o final de junho deste ano todos os jornais iniciem os procedimentos do método. Os editores já conheceram as mudanças por meio de circulares e receberão auxílio dos próprios auditores durante as visitas presenciais.

Leia mais