Novo livro assinado por Demétrio Magnoli opõe liberdade e igualdade no século XX
Liberdade e igualdade: os princípios que aparecem juntos no famoso lema tripartido da Revolução Francesa - acrescido ainda da fraternidade -aparecem em oposição no título do mais novo livro do sociólogo e colunista Demétrio Magnoli e da historiadora Elaine Senise Barbosa, "Liberdade versus Igualdade".
Atualizado em 19/08/2011 às 18:08, por
Guilherme Sardas.
O primeiro de dois volumes, intitulado "O Mundo em Desordem", da Editora Record, percorre os anos entre 1914 e 1945, investigando as aplicações dos dois princípios no cenário político e partidário mundial. Na introdução, os autores sinalizam o caminho a ser feito pela obra:
A história política contemporânea pode ser narrada como uma competição entre esses "partidos" para moldar as sociedades segundo um princípio preponderante. Liberdade e igualdade, que nasceram juntas, tendem a desdobrar-se em programas divergentes e, no limite, excludentes entre si.
O lançamento oficial do livro, com sessão de autógrafos e bate-papo com os autores, acontece no próximo dia 1º, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo. O segundo volume, que abrangerá os anos de 1946 a 2001, chega às livrarias no ano que vem.
Leia mais:






