Novo diário espanhol chega para fazer concorrência ao El País
Novo diário espanhol chega para fazer concorrência ao El País
Novo diário espanhol chega para fazer concorrência ao El País
A partir desta quarta-feira (26/09), a Espanha conta com mais um jornal diário. Trata-se do Público , que tem por objetivo ser uma publicação de interesse geral, "de esquerda" e "popular". O preço de banca, ao contrário da maioria dos jornais do país, será de apenas 50 centavos de euro.
A nova publicação terá 64 páginas diárias de "fácil leitura", de acordo com Jaime Roures, presidente da Midiapro, empresa responsável pela nova publicação. A equipe é formada por 140 jornalistas.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o Público surge em um momento de uma feroz guerra entre Mediapro e o canal controlado majoritariamente pelo grupo de mídia Prisa, que detém o único diário dito de esquerda na Espanha, o El País .
As duas empresas estão disputando os direitos de transmissão das partidas do campeonato de futebol da primeira divisão espanhola. A Mediapro é a principal acionista da rede de TV que detém o direito de transmissão da Copa do Mundo de 2006.
O Prisa acusa a Mediapro de ter sido favorecida pelo premiê José Luis Rodriguez Zapatero. O presidente da Mediapro negou as acusações.






