Nova versão do Diário de S.Paulo promete revolução no jornalismo impresso
Nova versão do Diário de S.Paulo promete revolução no jornalismo impresso
Nova versão do Diário de S.Paulo promete revolução no jornalismo impresso
PorCom a promessa de fazer "jornalismo impresso de um novo jeito", o Diário de S.Paulo foi às bancas, neste domingo (25), após completa repaginação gráfica e de conteúdo. A mudança visual mais notável é o novo formato do jornal, chamado "berliner", que lembra um tabloide alongado.
O "novo jeito" a que se refere o jornal, trata de um jornalismo "pós-noticioso", voltado para a análise dos fatos. O papel das mídias digitais no imediatismo da notícia teria levado a publicação a se posicionar como um manual explicativo dos acontecimentos.
O Diário afirma que, com a renovação, deixa de seguir "a cartilha que regeu os jornais no século passado" e que a "simplicidade pautou" sua modificação.
Com letras maiores, mais espaço às imagens, muitos gráficos, cores e textos relativamente curtos, o Diário propõe uma leitura rápida, tendo como pressuposto o fato do leitor já ter conhecimento sobre o assunto por conta, sobretudo, da Internet. É o caso da matéria de capa deste domingo: a disputa eleitoral entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
Em analogia à troca de farpas durante a semana entre tucanos e petistas, a publicação apresentou José e Dilma, casados há 34 anos. O relato ganhou espaço privilegiado: uma foto que tomou uma página inteira, além de outra dedicada à história do casal.
Os cadernos não possuem mais capas. As editorias são designadas por nomes (dia a dia, viva, esportes e mais+) e cores para situar os leitores ao longo das oitenta páginas do jornal; sem contar o caderno especial Guia da Saúde, a revista Diário Dez e os classificados de Imóveis e Automóveis, exclusivos da versão de domingo.
O jornal continua na , dando destaque aos temas apresentados na versão impressa e acrescentando informações conforme a necessidade. Na web, o espaço aos leitores é amplificado. Após cadastro, o internauta pode enviar vídeos, textos e fotos para colaborar com a publicação.
Leia mais






