Nova publicação incentiva a prática de atividades físicas por crianças da pré-escola

Nova publicação incentiva a prática de atividades físicas por crianças da pré-escola

Atualizado em 22/02/2005 às 13:02, por Redação Portal Imprensa.



"Ativo para a Vida", lançamento da Artmed Editora, auxilia pais e educadores a realizarem programas de movimento adequados ao desenvolvimento das crianças

São Paulo, 22 de fevereiro de 2005 - Grande parte dos alunos da pré-escola gostam das atividades de educação física porém, caso suas habilidades não tenham fundamentos sólidos, talvez não continuem ativos ao longo da infância e da adolescência. Auxiliar os educadores que trabalham com crianças de 3 a 5 anos a certificar-se de que elas de fato estejam aprendendo tais habilidades físicas, bem como os conceitos de movimento necessários a uma vida ativa e saudável, é a proposta do recente lançamento da Artmed Editora, "Ativo para a Vida - Programas de Movimento Adequados ao Desenvolvimento da Criança", de Stephen Sanders.

Professor de Educação Física com grande experiência e conhecimento da pré-escola, Sanders enfatiza que brincar ativamente, embora seja importante, não é algo que por si só garanta que as crianças adquirirão habilidades físicas fundamentais. Segundo o autor, as atividades físicas infantis são essenciais, pois proporcionam as experiências básicas de movimento, importantes no seu desenvolvimento. Além disso, auxilia nos relacionamentos pois é através dessas atividades que as crianças interagem entre si, seja no brincar ou no engajamento em atividades esportivas, fato que vai prevenir o isolamento psicológico e social e melhorar a auto-imagem e autoconfiança.

"O desenvolvimento dessas habilidades dá aos pequenos confiança e a competência para que possam continuar a ser fisicamente ativas na infância e ao longo da fase adulta", explica o autor. A criança (ou mesmo o adulto) que não se sente a vontade em um determinado ambiente, tende a evita-lo. Stephen Sandres acrescenta ainda que "diante de tantos benefícios da atividade física na infância, ainda é difícil de acreditar que nos dias atuais ainda existam pais e educadores de olhos fechados para tal necessidade".

Com um planejamento gráfico que facilita a localização de atividades, exemplos, quadros, etc., a publicação mostra o que os programas motricionais de alta qualidade devem conter - ambientes preparados para as crianças, componentes curriculares eficazes, abordagens desenvolvimentistas do ensino, acompanhamento planejado, entre tantas outras coisas. O livro ainda traz apêndices com os conceitos de motricidade e de seu desenvolvimento dividido por faixa etária, ferramentas para o planejamento de atividades físicas para a pré-escola com indicações de livros e websites, sugestão de equipamentos para dar inicio ao currículo de atividades motoras bem como a utilização de materiais reciclados para construir equipamentos, vocabulário motor, palavras de ação e sinais utilizados na educação física.

Obesidade

Há muitas razões para que as crianças sejam fisicamente ativas. Uma delas é que a falta de atividades físicas contribui para que haja cada vez mais problemas relacionados à obesidade. De acordo com um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), nas últimas décadas, as condições de saúde das crianças melhoraram e houve queda significativa de doenças infecciosas, graças às medidas de higiene e saúde pública. Já em relação à obesidade não se pode dizer o mesmo: cerca de 15% das crianças brasileiras são obesas.

A obesidade infantil é quase uma epidemia hoje em dia devido ao seu aumento alarmante. Existe a dificuldade de combate-la graças aos freqüentes apelos da mídia para o consumo de alimentos industrializados e gordurosos e também devido ao sedentarismo gerado pela televisão e computadores. Sendo assim, a probabilidade de uma criança se tornar um adulto obeso é grande. Segundo pesquisa realizada no período de 2002/2003 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a freqüência do excesso de peso atinge 38,8 milhões de brasileiros, o que corresponde a 40,6% da população adulta.

Sobre o autor

Stephen W. Sandres - Doutor em Educação. Professor titular no Department of Health and Physical Education da Tennesse Technological University em Cookeville.

Consultoria, supervisão e revisão técnica da edição brasileira
Ruy Krebs - Doutor em Educação Física pela University of New México, EUA

Serviço:

Livro: "Ativo para a Vida - Programas de movimento adequado ao desenvolvimento da criança"
Autor: Stephen W. Sanders
Ano de lançamento: 2005
Formato: 17,5 cm x 25 cm
N. de páginas: 128
Preço de capa: R$ 29,00

À venda nas principais livrarias do País ou no site: www.artmed.com.br

Sobre a Artmed Editora

A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia com o selo Bookman. A empresa possui mais de 1500 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Trama Comunicação - (11) 5539-1509 - www.tramaweb.com.br
Jornalistas Responsáveis
Coordenadora de atendimento: Helen Garcia - e-mail: helen@tramaweb.com.br - cel. (11) 9632-3125
Atendimento: Juliana Caramelo - e-mail: juliana_caramelo@tramaweb.com.br - cel. (11) 9836-2440
Anita Delmonte - e-mail: anita@tramaweb.com.br