Nova logomarca da Vale é similar à de fábrica de sapatos do interior de SP

Nova logomarca da Vale é similar à de fábrica de sapatos do interior de SP

Atualizado em 04/12/2007 às 18:12, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Por

No último dia 29/11, a Vale do Rio Doce promoveu o lançamento de sua nova marca e seu novo posicionamento de comunicação. Para tanto, a empresa promoveu evento no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), em que estiveram reunidos - pela primeira vez - 500 gestores da empresa em todo o mundo, além de funcionários, acionistas, investidores, parceiros e a imprensa de 30 países.

Na seqüência do mega evento, alguns designers mais atentos notaram que a nova logomarca da Vale é muito semelhante à de uma fábrica de sapatos, localizada na cidade de Franca, interior de São Paulo, e chamada Vitelli.

Obviamente, a semelhança, neste caso, é mera coincidência, mas não deixa de ser curiosa. Por isso, a reportagem do Portal IMPRENSA buscou contato com a Vale e com a Vitelli para saber como marcas tão diferentes - e de posicionamento tão distintos - poderiam ter logomarcas que lembrassem tanto uma à outra.

Reprodução
Nova logomarca da Vale

A diretora de comunicação da Vale, Olinta Cardoso, não tinha conhecimento da semelhança, mas explicou que a nova logomarca é apenas um braço de uma ampla estratégia de branding , elaborada pela empresa norte-americana Lippincott Mercer, juntamente com sua parceira no Brasil, a Caduro Martino. "Não se trata apenas do trabalho de um logo, mas de um branding, uma forma de expressar valores, personalidades, atitudes. Trata-se da gestão de uma marca global", explica.

Olinta diz que foi trabalhada uma forma simples e esse universo é mesmo muito restrito. "O 'V' é um sinal universal e não exclusivo. O mesmo pode ser aplicado à Vale. Não é um nome exclusivo. O 'V' é uma tema básico, que não permite muitas variações".

Simbologia da logomarca

A diretora de comunicação da Vale listou ao Portal IMPRENSA como foi pensada a confecção da nova logomarca e as mensagens passadas por ela. Segundo Olinta, o "V" não remete somente a Vale, mas à "vitória" e "valor". "Tais palavras têm tudo a ver com a Vale se levarmos em conta a história vencedora da empresa nos últimos anos e seus resultados positivos".

O orgulho de ser empresa nacional também tenta se transparecer pela logo. "Se olhamos a logomarca, é possível ver um coração verde e amarelo, que representa a paixão da empresa pelo Brasil e o orgulho de ser uma empresa brasileira de atuação global". Além disso, de acordo com Olinta, o verde também representa a natureza, os vales e a preocupação ambiental que deve ter uma empresa mineradora. E o amarelo, por sua vez, ressalta a riqueza mineral do país. "Queremos mostrar que produzimos, por meio da transformação de minério de ferro, a matéria-prima para diversos produtos usados no dia-a-dia, como relógios e computadores".

A diretora salienta que, ainda que as marcas sejam parecidas, por estes e outros fatores, só a "Vale" traz a marca "Vale".

INPI

Os registros de marcas e logomarcas são realizados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Neste caso, o INPI classifica as empresas por setor. Por isso, por se tratar de uma empresa mineradora e outra calçadista, não há qualquer ilegalidade na semelhança das marcas.

Reprodução
Logomarca da Vitelli

A Vitelli foi procurada pelo Portal IMPRENSA, mas não respondeu aos contatos até o fechamento desta matéria.