Nova ferramenta da Google acirra disputa nas eleições norte-americanas

Nova ferramenta da Google acirra disputa nas eleições norte-americanas

Atualizado em 29/01/2008 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Depois de adaptar seu mecanismo de busca por notícias da campanha eleitoral nos Estados Unidos, o Google abriu um escritório de venda de publicidade em Washington DC, no dia 17 de janeiro deste ano, como afirmou o site The Guadian.

Dessa forma, os candidatos podem pagar para ficar no topo das páginas de pesquisa feitas no site de busca e a campanha fica cada vez mais acirrada. McCain, Mike Huckabee, Rudolph Guiliani, Mitt Romney, Hillary Clinton e Barack Obama já assinaram o contrato que os permite usar as ferramentas inéditas disponibilizadas pelo site americano.

Peter Greenberger, advogado do novo escritório do Google e um dos organizadores da eleição, disse que optar por usar os serviços da Google Inc pode ser algo vantajoso, principalmente no plano financeiro. "Americanos utilizam a internet com a mesma freqüência que assistem à TV. Mas, se você quiser os eleitores de New Hampshire, você terá que 'comprar' a televisão de Boston. Mas 75% dos telespectadores de Boston estão em Massachusetts, então você perdeu 75% do investimento feito. Isso não aconteceria na internet, pois podemos direcionar as coisas".

A eleição de 2008, que decidirá o próximo ocupante da Casa Branca, será a mais cara de todas, com valor estimado em mais de US$ 1 bilhão. Espera-se que grande parte desta soma seja aplicada com campanhas online.

Leia mais: