Nova Dutra e Rede Cinemark levam curtas-metragens a escolas e universidade

Nova Dutra e Rede Cinemark levam curtas-metragens a escolas e universidade

Atualizado em 07/10/2005 às 09:10, por Por: Muricio Cintrão / Assessor de Imprensa.

Será lançado nesta sexta-feira (07/10), no auditório da Fundhas, em São José dos Campos (SP), o Programa" Nas Asas do Cinema ", cuja proposta é promover a exibição gratuita de filmes nacionais de curta-metragem e realizar debates sobre os filmes em escolas públicas e universidades. A meta do Programa é alcançar 10.000 pessoas com 80 exibições e um total de 12 curtas-metragens, em sete meses de itinerância.

Patrocinado pela Concessionária NovaDutra e pela Rede Cinemark com base na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de São José dos Campos, o Programa conta com o apoio institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e o apoio cultural da Organização da Sociedade Civil Celebreiros.

Segundo Washington Freitas, empreendedor de "Nas Asas do Cinema" , o objetivo do Programa é democratizar o acesso de alunos da rede pública de ensino e universidades à produção nacional de cinema, aumentando o alcance geográfico e social das produções brasileiras de curta-metragem.

"Acreditamos que estaremos estimulando o fortalecimento de imaginários e identidades brasileiras ao utilizarmos curtas-metragens nacionais como potencializadores de debates de interesse social", afirma Freitas que é produtor de cinema e documentarista.

Na estréia do Programa, alunos na faixa etária compreendida entre 13 e 15 anos da Fundhas assistirão aos premiadíssimos curtas-metragens" Ilha das Flores" e "O Sanduíche", ambos do diretor Jorge Furtado. O primeiro filme acompanha a trajetória de um tomate, desde a colheita até o momento em que apodrece e vai parar em um lixão. O segundo filme revela aspectos do relacionamento humano a partir da narração dos últimos momentos de um casal que vai se separar.

Até abril de 2006, "Nas Asas do Cinema" terá visitado, além da Fundhas, as escolas joseenses Marechal Rondon, Ana Cândida, João Cursinho, Olimpio Catão, o Centro de Ressocialização Feminino e a Escola da Embraer, além das universidades UNIP, UNESP, UNIVAP e ITA.

Nas escolas da rede pública de ensino médio e fundamental, cujo público normalmente não tem acesso às produções audiovisuais nacionais, os debates serão seguidos de sugestões de atividades pedagógicas em sala de aula, ampliando o envolvimento e o conhecimento dos espectadores com as obras exibidas. Nas instituições de ensino superior, onde o público tende a freqüentar cinema com mais freqüência, as projeções serão seguidas de debates que estimulem reflexões sobre questões sociais e artísticas abordadas nas obras exibidas.

As exibições na Fundhas nesta sexta-feira (07) terão início às 8h30 e acontecerão no auditório da Fundação, localizada à Rua Santarém, 560, no Parque Industrial, em São José dos Campos.

Também apóiam o Programa 'Nas Asas do Cinema" a Casa de Cinema de Porto Alegre, Cooper Têxtil, WF Produções, Aion Cinematográfica, Super Filmes, Ruptura Cinematográfica, Restaurante Com-Sciência, Itali Pizza.