Nova coleção da Editora Unesp aborda diversidade da força de trabalho no campo

Nova coleção da Editora Unesp aborda diversidade da força de trabalho no campo

Atualizado em 30/09/2008 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A Editora Unesp e o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) lançam os dois primeiros volumes da Coleção "História social do campesinato no Brasil", que será composta por cinco tomos e oferecerá uma compreensão mais ampla do mundo cultural, político, econômico e social do camponês.

"Formas tuteladas de condição camponesa", organizado por Delma Pessanha Neves e Maria Aparecida de Moraes Silva, é o primeiro volume do tomo "Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil", e aborda a importância e a diversidade de condições de integração da força de trabalho e, entre elas, da constituição do campesinato.

A obra enfatiza a importância do trabalho familiar, destacando seus princípios de organização e valores. Seus textos explicam como a produção fundamentada no trabalho familiar tem sido sustentáculo de reprodução das condições de dominação em que se estrutura o sistema de concentração de poder econômico e político na sociedade brasileira.

Da coleção "História do campesinato no Brasil", também está sendo lançado o livro "Concepções de justiça e resistência nos Brasis", primeiro volume do tomo "Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história".

O livro "Formas tuteladas de condição camponesa" tem 272 páginas e custa R$ 34,00. Ele pode ser adquirido pelo sote da Unesp ou pelo telefone (11) 3242-7171.