Notícia de tio de ditador norte-coreano "comido por cães" era falsa

A história amplamente divulgada pelos veículos de comunicação mundo afora de que o tio do ditador norte-coreano Kim Jong-un teria sido devorado vivo por 120 cães a mando do próprio sobrinho não era real.

Atualizado em 07/01/2014 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O blog que deu origem à notícia de como Chang Song Thaek morreu era administrado por um perfil falso de um blogueiro chinês.
Segundo reportagem publicada nesta terça-feira (7/1) pela BBC, à medida que a notícia se espalhou pelo mundo, mais distante a imprensa internacional ficou da fonte original. O relato teria sido postado pela primeira vez por um blogueiro chamado Choi Seongho, no Tencent, segunda plataforma mais popular de microblog da China.
Segundo apurou a BBC, no entanto, esta conta era falsa, e seu administrador um impostor que se fazia passar pelo verdadeiro Choi Seongho, cuja página oficial se encontra no Sina, plataforma mais popular de microblog da China.
Quando perguntado pela BBC sobre quem seria a fonte da história dos cães, o "verdadeiro" Seongho negou que tenha postado qualquer notícia sobre o assunto, e acusou o responsável pelo perfil no Tecent de tentar se passar por ele na internet.