Nota da Guarda Metropolitana para mídia que circula na web foi cancelada há meses

Na tarde desta quinta-feira (23/8), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) se pronunciou sobre o comunicado que circula nas redessociais, especialmente no Facebook, sobre "necessidade de autorização" para uso de equipamentos jornalísticos em espaços públicos.

Atualizado em 23/08/2012 às 17:08, por Jéssica Oliveira*.

"O comunicado foi cancelado [...] por conter erro de redação e levar a interpretação equivocada", diz a nota oficial.


Leia também

-

-

-


À IMPRENSA, a assessoria acrescentou que o comunicado, divulgado em 4 de maio deste ano, foi cancelado logo em seguida, assim que o erro foi percebido e, portanto, não tem mais validade alguma desde então. A decisão partiu do Secretário de Segurança Urbana Edsom Ortega.


"Em hipótese alguma o Comunicado teve a intenção de restringir ou dificultar o trabalho da imprensa. Ao contrário, a SMSU respeita e defende a liberdade de expressão como direito inalienável de toda a sociedade brasileira", finaliza a nota.


Crédito:Reprodução Comunicado foi cancelado em maio deste ano
Nas redes sociais, o texto teve bastante repercussão e foi muito compartilhado principalmente entre jornalistas. Diversos usuários comentaram que "só podia ser piada" e que tal atitude é "absurda".


O texto foi elaborado no período da realização da Virada Cultural, tomando como base as regras vigentes estabelecidas pela Portaria 395/03 para produção e filmagem de comerciais, novelas e filmes que exigem equipamentos maiores - como gruas, tripés, geradores, grandes extensões de cabos elétricos -, muitas vezes com a necessidade de isolar o espaço público.


* Com supervisão de Vanessa Gonçalves