Nota da Comissão Europeia sobre espionagem causa desconforto com a imprensa
Nota da Comissão Europeia sobre espionagem causa desconforto com a imprensa
Uma nota interna da Comissão Europeia (CE) sobre tentativas de espionagem causou desconforto com a imprensa. No texto, o órgão executivo da União Europeia pede cuidado em relação a jornalistas, estagiários e lobistas - potenciais suspeitos no vazamento de informações.
Divulgada pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung , a nota é assinada pelo diretor do departamento de segurança da CE, Stephen Hutchins, e pede mais atenção a jornalistas, trabalhadores externos da CE e diplomatas pois eles "continuam tentando obter informação sensível e secreta".
Após a Associação de Imprensa Internacional (API) ter apresentado uma queixa à Comissão Europeia, o porta-voz Johannes Laitenberger afirmou que o problema não está no trabalho dos jornalistas, "mas no dos funcionários, que devem cumprir com suas obrigações".
"A Comissão é muito consciente e respeita que a essência do jornalismo seja buscar a informação", declarou o porta-voz. No entanto, a CE acredita que algumas informações devem ser protegidas para preservar o "interesse público", informou a agência de notícias Efe.
Leia mais






