Nos EUA, lei prevê punição a internauta que criar perfil falso na web
Nos EUA, lei prevê punição a internauta que criar perfil falso na web
Uma lei da Califórnia (EUA) prevê punição ao internauta que assumir a identidade de outra pessoa na web com intenções de ferir, intimidar, ameaçar ou cometer fraudes. A legislação, proposta pelo senador Joe Simitian, começou a vigorar a partir do último sábado (01/01).
Segundo o jornal Folha de S.Paulo , o internauta que descumprir a lei pode ser multado em até mil dólares e ficar um ano preso. De acordo com Simitian, a nova legislação tem como objetivos proteger as vítimas do chamado "cyberbulling", cometido por meio de mensagens eletrônicas e postagens em redes sociais.
"O que as pessoas achavam que era só brincadeira agora é violação da lei. Espero que esse seja o primeiro passo para mudar esse comportamento", afirmou o senador.
Em julho de 2010, o site do jornal norte-americano The Sun Chronicle passou a exigir a identificação do usuário para a postagem de comentários no portal. A justificativa da publicação é a de evitar mensagens anônimas agressivas e, muitas vezes, difamatórias, que podem levar a abertura de processos jurídicos.
Leia mais
-






