Noruega será primeiro país a tirar do ar o sinal FM; mudança acontece em 2017

Medida faz parte de um plano de transição para o rádio digital

Atualizado em 23/04/2015 às 13:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A Noruega se tornará, em 11 de janeiro de 2017, o primeiro país do mundo a tirar do ar o sinal FM. O governo informou que o país tem 22 estações nacionais de digital e ainda há espaço para outras 20.
Crédito:Reprodução Noruega terá rádios digitais a partir de 2017
De acordo com a BBC, restam apenas cinco estações nacionais de rádio FM. O serviço público de radiofusão, o NRK, desligará o sinal por regiões. Para o ministério da Cultura norueguês, a digitalização gerará uma economia anual de aproximadamente US$ 25 milhões.
"O custo de transmissão de rádio nacional pela rede FM é oito vezes maior que pela rede de Retransmissão Digital de Áudio", disse o órgão em comunicado. "Os ouvintes terão acesso a um conteúdo mais diverso e plural e desfrutarão de uma maior qualidade de áudio, além de novas funcionalidades", disse a ministra Thorhild Widvey.
Segundo ela, a digitalização também aprimorará o sistema de resposta em emergências, uma vez que a rádio digital é menos vulnerável a condições de clima extremas. A iniciativa servirá de teste para a indústria global.
Outros países da Europa e do sul da Ásia também consideram realizar a transição o digital. O analista britânico James Cridland observa que o momento do desligamento do sinal FM na Noruega é de "apreensão".
"Espero que os noruegueses tenham feito o suficiente para reter a audiência e para garantir que aqueles que não tenham feito a transição para o digital o façam logo", disse. "Quem escuta rádio pode decidir, em vez disso, passar a ouvir sua coleção de músicas ou os serviços de streaming. Se a mudança prejudicar a audiência, pode ser que outros países fiquem menos dispostos a também desligar seu sinal FM e AM", acrescentou.