Norma divulgada pela Anac à imprensa era falsa

Norma divulgada pela Anac à imprensa era falsa

Atualizado em 24/08/2007 às 10:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Às 19h30 do dia 31 de janeiro deste ano, a assessoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou à imprensa um informativo sobre uma norma, que segundo eles estaria em vigor desde 25 do mesmo mês, e que, entre outras coisas, restringe a operação em pista molhada com antiskid - sistema que impediria a aeronave de patinar - e/ou reversor inoperante.

O documento, que trazia uma norma inexistente de segurança, teria sido apresentado pela Anac à Justiça para derrubar a restrição ao uso da pista de Congonhas, em São Paulo - local do acidente com o avião da TAM, no último 17 de julho.

Em depoimento ao Senado, após o acidente, Denise Abreu, diretora da Anac, explicou que a norma de segurança foi colocada na internet por uma "falha de informática", mas que não teria validade. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo , no mesmo período, no entanto, Denise confirmou ter editado a norma a fim de aumentar a segurança e não citou "falha de informática".

O jornal apurou ainda que os jornalistas responsáveis pela assessoria de imprensa da Agência confirmaram as informações recebidas antes de divulga-las, mas a Anac preferiu não se manifestar sobre o assunto.