Consumidores ávidos por tecnologia são quase que comuns em uma era de avanços constantes. Aqueles que gastaram na compra do iPhone da Apple, logo em seu lançamento, também são muitos, e os que acham essa prática um disperdício são tantos outros. Entretanto, os celulares de ponta podem custar até 72.500 euros.
Aparelhos equipados com ouro, diamantes e outras pedras preciosas foram lançados pela Vertu, uma subsidiária da Nokia, e podem oferecer serviços que ajudam o usuário a acionar, por exemplo, uma jato privado com destino a Bahamas.
Os celulares de luxo criaram um mercado bilionário para a Nokia, que não divulga números de venda. Apesar disso, Neil Mawtson, diretor assossiado da empresa de consultoria da British Telecom, Strategy Analytics, afirma que a Vertu vende cerca de 200 mil aparelhos por ano, a um custo de US$ 8 mil cada um, o que representa cerca de 3% do faturamento anual da Nokia, que atinge a marca de US$ 58 bi.
Já Alberto Torres, presidente da Vertu, declara que as vendas cresceram 120% em 2007, puxadas por clientes na Rússia, China e Oriente Médio. "Do que nós vimos, a criação de um mercado multibilionário em telefones de luxo nos próximos anos é bem possível", finaliza Torres.
As informações são da Folha de S.Paulo .
Leia mais:


