Nokia ganha mercado bilionário com venda de celulares de luxo

Nokia ganha mercado bilionário com venda de celulares de luxo

Atualizado em 02/01/2008 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Consumidores ávidos por tecnologia são quase que comuns em uma era de avanços constantes. Aqueles que gastaram na compra do iPhone da Apple, logo em seu lançamento, também são muitos, e os que acham essa prática um disperdício são tantos outros. Entretanto, os celulares de ponta podem custar até 72.500 euros.

Aparelhos equipados com ouro, diamantes e outras pedras preciosas foram lançados pela Vertu, uma subsidiária da Nokia, e podem oferecer serviços que ajudam o usuário a acionar, por exemplo, uma jato privado com destino a Bahamas.

Os celulares de luxo criaram um mercado bilionário para a Nokia, que não divulga números de venda. Apesar disso, Neil Mawtson, diretor assossiado da empresa de consultoria da British Telecom, Strategy Analytics, afirma que a Vertu vende cerca de 200 mil aparelhos por ano, a um custo de US$ 8 mil cada um, o que representa cerca de 3% do faturamento anual da Nokia, que atinge a marca de US$ 58 bi.

Já Alberto Torres, presidente da Vertu, declara que as vendas cresceram 120% em 2007, puxadas por clientes na Rússia, China e Oriente Médio. "Do que nós vimos, a criação de um mercado multibilionário em telefones de luxo nos próximos anos é bem possível", finaliza Torres.

As informações são da Folha de S.Paulo .

Leia mais: