No embalo da balada

No embalo da balada

Atualizado em 13/04/2009 às 11:04, por Fabrício Teixeira e  da reportagem.

Por

Campanha integrada do novo Vectra GT Remix desenvolvida pela Mccann Erickson distribui cd com sucesso dos anos 1980 remixado por renomados DJs brasileiros



A campanha do novo Vectra, da montadora Chevrolet, está em veiculação desde o mês passado nas principais revistas do país. O target da campanha é, básica e potencialmente, um público masculino, entre 25 e 39 anos, solteiro, livre, economicamente estável, com espírito jovem e afeito a uma boa balada. Com esse perfil em mente, a McCann, agência que criou a campanha, lança neste mês uma segunda fase bastante arrojada e chamativa - como o próprio Vectra. As mesmas publicações que em março levaram às bancas e aos assinantes um anúncio normal do veículo, vêm agora, em abril, com um CD encartado e três remixes de Take On Me , um dos maiores sucessos da banda norueguesa A-Ha.

A ideia da campanha partiu de um estudo feito por ocasião do lançamento do produto. Pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos indicaram que o potencial consumidor desse carro esportivo é boêmio, frequentador de casas noturnas, entusiasmado com atividades culturais, restaurantes, bares, shows etc. Definido o público ao qual deveria se destinar o lançamento, o segundo passo foi criar o conteúdo e o direcionamento mercadológico.

Os diretores de criação da McCann, Fernando Penteado e Erick Sulver, imaginaram então onde estaria esse condutor no cenário contemporâneo. O alto grau de penetração da música eletrônica entre esse target trouxe o personagem do DJ como um ícone, uma presença obrigatória na balada. Convidaram, assim, três desses profissionais de destaque da cena brasileira para um testdrive do Vectra GT Remix. Do resultado desses testes saiu a peça em veiculação nas revistas e um jogo 3D disponível no hotsite da campanha, em que o internauta pode "guiar" o carro, além de spots veiculados em rádios por todo o país.

Nessa segunda etapa da campanha, em abril, mais de 100 mil CDs remixados pelos DJs Mau Mau, Propulse e The Twelves estarão circulando em revistas. Para esse lançamento foi pensado um conceito de integração de mídias sem veicular, contudo, em televisão - sempre muito explorada para esse tipo de campanha, como explica Fernando Penteado.

"Esse trabalho é bastante importante para a gente aqui da McCann, principalmente pelo fato da integração das mídias digitais com rádio e entretenimento. Queremos que, ao ouvir os remixes da música, as pessoas a associem ao carro e também à balada, tanto que vamos veicular essas versões nas principais FMs com essa característica", enfatiza Sulver.

Premissas internacionais

Por se tratar de um lançamento global, a detentora da marca, a General Motors, fixou um padrão básico, que as agências dos países em que o produto é lançado deveriam seguir. A partir desses preceitos, a criação poderia ser completamente livre. "Há um posicionamento adotado pela montadora com parâmetros globais que se referem ao target a ser trabalhado para cada produto que eles lançam, e os países têm autonomia de criação dentro desse briefing . Nesse caso, o homem jovem e ativo era o alvo", explicou Sulver.

Nas peças impressas da campanha o anúncio veiculado se transforma na internet em um volante para o jogo 3D. Basta acessar o endereço eletrônico e selecionar a opção webcam . Caso a pessoa não tenha uma, também é possível jogar a partir do teclado do computador. No ambiente digital se encontram disponíveis para download as mesmas versões remixadas da música do A-Ha que estão no CD encartado nas revistas. Em breve, pelas baladas e em rádios também será possível ouvi-las. O conceito de campanha, chamado "360 graus", conquista cada vez mais espaço no mercado, principalmente quando o lançamento se destina a pessoas dinâmicas e antenadas com mídia e informação.