No ar, la nueva televisión del sur

No ar, la nueva televisión del sur

Atualizado em 25/07/2005 às 12:07, por Gabriel Kwak.

Nova pagina 1

Estreou ontem a Telesur (TV Sul), um novo canal de televisão sul-americano com 24 horas de programação em espanhol e português. Sediado em Caracas e com orçamento inicial de U$$ 10 milhões, a nova empresa é resultado de uma parceria enttre os governos da Venezuela, Argentina, Uruguai e Cuba.
Com programação voltada para noticiários e documentários, a idéia da Telesur partiu do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Pretende com ela furar o cerco da grande mídia e dar espaço a setores e temas que não estão na agenda das empresas internacionais, como a CNN. "Frente ao discurso único sustentado pelas grandes corporações, que deliberadamente negam, coarctam ou ignoram o direito à informação, faz-se imprescindível uma alternativa capaz de representar os princípios fundamentais de um autêntico meio de comunicação: veracidade, justiça, respeito e solidariedade" proclama a Telesur, no seu site especial. Não é sem razão que a nova rede tem sido chamada de "Al Jazira latina"...
Inspirada no lema "programar para integrar", a nova empresa surge embalada no discurso de um maior entrosamento das nações parceiras e de uma reafirmação sul-americana.

O BRASIL E A TELESUR
A Telesur não conta com a presença do Brasil nessa sociedade, mas tem todo o apoio do presidente Lula. Nosso país é parceiro das nações associadas no fornecimento de material e de conteúdo.
A novidade pode ser assistida aqui por antena parabólica, pela TV Educativa do Paraná e pela TV Comunitária de Brasília.
O Radiobras já está fazendo testes para implantar o canal de televisão internacional do governo brasileiro, a TV Brasil, que deve estrear no fim do ano. Para isso, contará com a colaboração das TVs Senado, Câmara e Justiça.