News Corp. vende três canais de TV a fundo de participações chinês
News Corp. vende três canais de TV a fundo de participações chinês
O grupo de mídia News Corp., do empresário Rupert Murdoch, anunciou a venda do controle acionário de três canais de televisão - Xing Kong, Xing Kong International e Canal China Continental - e de um catálogo de filmes na China a um fundo de participações em empresas, controlado por capital estatal.
O fundo China Media Capital (CMC), gerido pelo Banco de Desenvolvimento da China e pelo Shanghai Media Group, terá o controle das ações dos canais e do catálogo de filmes.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo , após 20 anos tentando se consolidar no mercado chinês, a News Corp. cedeu às pressões de órgãos estatais, que estão cada vez mais investindo em veículos de comunicação para tentar melhorar a imagem do país no exterior.
Além disso, o grupo de Murdoch, assim como outras multinacionais, não conseguiu se manter no mercado chinês, caracterizado por rígidas normas ao investimento de capital estrangeiro e pelo excesso de medidas protecionistas.
A News Corp. só tinha permissão para transmitir a programação de suas emissoras da província de Guangdong, região sul da China. Para a analista de mídia Vivek Couto, as autoridades chinesas veem no controle da mídia uma opção para crescer no mercado, e desejam que os veículos sejam administrados por chineses.
Recentemente, a agência estatal Xinhua anunciou o lançamento do canal CNC World, que transmitirá 24 horas de notícias em inglês com o objetivo de mostrar os acontecimentos do mundo sob uma "perspectiva chinesa".
Leia mais
-
-






