News Corp pode precisar de permissão para comprar jornal

News Corp pode precisar de permissão para comprar jornal

Atualizado em 23/04/2008 às 18:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Os planos de Rupert Murdoch, proprietário da News Corp., de comprar o jornal Newsday , de Long Island, pode ter que passar pela aprovação dos órgãos reguladores dos Estados Unidos, que decidem sobre o número de propriedades de mídia que uma empresa pode ter.

Isso porque Murdoch já é dono do Wall Street Journal , que tem circulação diária de 2 milhões de exemplares, e do New York Post , com tiradem de 667 mil. Dessa forma, a News Corp. teria que convencer os reguladores norte-americanos a expandir as permissões que a isentariam de algumas restrições de propriedade na área de Nova York, potencialmente atraindo a atenção de grupos que monitoram a mídia, além de alguns membros do Congresso.

A Tribune Co. está perto de fechar um acordo para vender o Newsday à empresa de Murdoch por cerca de US$ 580 milhões e colocar o jornal em uma joint venture com o New York Post , como afirmaram fontes próximas ao negócio.

"Adicionar o Newsday claramente expande a influência de Murdoch sobre a cobertura local de notícias e as notícias locais são o coração do debate de consolidação da mídia", disse Paul Gallant, analista do Stanford Washington Research Group.

A regras de propriedade de mídia nos EUA geralmente restringem propriedade de um jornal local e uma TV em um mesmo mercado. A News Corp, no entanto, tem permissões da Comissão Federal de Comunicações que a autorizaram a ser dona do New York Post , da WNYW-TV em Nova York e da WWOR-TV e, por isso, pode precisar de expansão dessas regras.

As informações são do Yahoo!Notícias.

Leia mais: