New York Times processa OpenAI e Microsoft por usar seus textos para treinar os robôs dos chats
O New York Times está reagindo contra a ameaça que a inteligência artificial representa para a indústria de notícias, movendo uma ação judicial federal na justiça americana contra a OpenAI e a Microsoft, buscando encerrar a prática de usar suas histórias para treinar chatbots.
No processo alega que as empresas de tecnologia estão ameaçando sua subsistência ao efetivamente roubar bilhões de dólares em trabalho de seus jornalistas, em alguns casos reproduzindo material do NYT textualmente para pessoas que buscam respostas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT da OpenAI. A ação não inclui uma demanda monetária específica, mas afirma que os réus devem ser responsabilizados por "bilhões de dólares em danos estatutários e reais" relacionados à "cópia e uso ilegal das obras única e valiosas do NYT”. Também pede que as empresas destruam quaisquer modelos de chatbot e dados de treinamento que usem material protegido por direitos autorais deles.
A mídia já foi duramente atingida pela migração de leitores para plataformas online. Embora muitas publicações tenham conseguido criar um espaço digital, o rápido desenvolvimento da inteligência artificial ameaça significativamente revolucionar a indústria editorial.
O tráfego na web é um componente importante da receita publicitária dos jornais e ajuda a impulsionar as assinaturas para sites online. No entanto, segundo NYT, os resultados gerados pelos chatbots de inteligência artificial desviam esse tráfego do jornal e de outros detentores de direitos autorais, tornando menos provável que os usuários visitem a fonte original para obter as informações.
Segundo o artigo publicado, em abril houve tentativa de uma negociação para levantar preocupações sobre o uso de sua propriedade intelectual e explorar "uma resolução amigável", possivelmente envolvendo um acordo comercial e "barreiras tecnológicas" em torno de produtos de inteligência artificial generativa. No entanto, afirmou que as conversas não resultaram em nenhum acordo.
O que diz o ChatGPT?
Ao tentar uma resposta no ChatGPT sobre o processo, o bot dá a seguinte recomendação: “Não há informações reais sobre o New York Times processando a OpenAI na minha base de dados até janeiro de 2022. Na realidade, para obter informações precisas e atualizadas sobre eventos legais específicos, recomendo verificar fontes de notícias confiáveis ou os sites oficiais das partes envolvidas para obter os detalhes mais recentes sobre o caso”.





