Neto de Joseph Stalin processa jornal que acusa seu avô de ordenar execuções
Neto de Joseph Stalin processa jornal que acusa seu avô de ordenar execuções
Yevgeny Dzhugashvilli, neto do ex-líder soviético Joseph Stalin, está processando o jornal russo Novaya Gazeta por acusar seu avô. Em artigo, o veículo diz que Stalin ordenou pessoalmente as execuções de cidadãos soviéticos.
Segundo a BBC, por trás do processo estaria um movimento iniciado pelo primeiro-ministro Vladimir Putin para enaltecer Stalin para a população russa. Orlando Feges, professor de História da Universidade de Birkbeck, em Londres, afirmou que "o movimento tem o apoio dos meios de comunicação de massa, que são controlados pelo Kremlin".
"Não entendo por que o tribunal aceitou seguir adiante com o processo. Desde 1991, centenas de documentos dos arquivos da KGB sobre o assunto foram liberados e publicados. "Alguns contêm a assinatura de Stalin autorizando as execuções", declarou.
Stalin teria sido o responsável direto por ao menos dez mil execuções. Recentemente, o ex-líder obteve o terceiro lugar em uma pesquisa de opinião para eleger os grandes russos de todos os tempos.
Leia mais






