NetMundial divulga documento para pedir gestão multilateral da internet

Intenção é diminuir o predomínio dos Estados Unidos sobre a rede.

Atualizado em 25/04/2014 às 09:04, por Redação Portal IMPRENSA.

A NetMundial - Encontro Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet - divulgou documento na noite da última quinta-feira (24/4) para exigir uma gestão multilateral da web com a intenção de diminuir o predomínio dos Estados Unidos sobre a rede.

De acordo com a AFP, o texto ressalta que a governança da internet deve ser "inclusiva" e "transparente", além de possibilitar a participação de múltiplos atores. Os participantes do encontro avaliaram que a rede deve ser inclusiva, transparente e responsável.

O documento pontua que o gerenciamento dos países precisa se voltar para o objetivo de definir uma rede global, estável, flexível, descentralizada, segura e interconectada e "disponível para todos".

Na abertura da cúpula, a presidente Dilma Rousseff disse que nenhum país deve ter mais prioridade do que outro na gestão da Internet e solicitou às demais nações em desenvolvimento que participem desse processo.

O encontro também abordou a espionagem eletrônica, sobretudo as revelações do ex-analista de Inteligência americano Edward Snowden. "A vigilância em massa e arbitrária enfraquece a confiança na Internet e a confiança no ecossistema de governança da Internet", alertou a declaração.