NBC retira repórter da Faixa de Gaza "por segurança"; veículos questionam

Decisão da rede NBC de mover Ayman Mohyeldin do centro da crise no Oriente Médio pode ter sido tentativa de censura.

Atualizado em 18/07/2014 às 15:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista Ayman Mohyeldin, correspondente da rede de televisão norte-americana NBC no Oriente Médio, recebeu na última quarta-feira (16/7) ordem para deixar a região da Faixa de Gaza imediatamente. A emissora afirma que a decisão foi tomada por questões de segurança, mas veículos dos EUA suspeitam de tentativa de censura.
Crédito:Reprodução/Twitter Ayman Mohyeldin e a emissora não comentaram sua saída da cobertura na região
Segundo o The Intercept, a NBC enviou outro correspondente, Richard Engel, junto com um produtor que nunca esteve na região e não fala árabe, para substituir Mohyeldin. O jornalista atuava na região desde o início dos anos 2000, quando era repórter da Al Jazeera.
Mohyeldin usou as redes sociais e apresentou reportagens de forte apelo na NBC nos últimos dias. De acordo com Glenn Greenwald, autor da matéria sobre a saída de Mohyeldin da região de Gaza, a "poderosa cobertura" do jornalista, menos favorável ao governo de Israel, ao contrário da grande mídia americana, pode ter sido o real motivo para a mudança.
Nem a rede de televisão e nem Mohyeldin comentaram publicamente a decisão. Veículos como o Business Insider e o Huffington Post, além do jornal argentino Clarín , repercutiram a informação, dando destaque para a possível tentativa de censura.