Natura Musical apóia e valoriza a música brasileira

Natura Musical apóia e valoriza a música brasileira

Atualizado em 23/03/2005 às 16:03, por Flávia Faiola/Paulo Marra Assessoria de Comunicação.

Por
Programa de patrocínio cultural da Natura beneficiará as mais diferentes tendências musicais e regiões do País

Brasilidade, diversidade e contemporaneidade. Esses são alguns dos atributos do Natura Musical, programa de patrocínio cultural da Natura, que identifica, apóia e destaca ações que representem a qualidade da música brasileira fincada nas raízes culturais do país, mas antenada com a efervescência artística do mundo globalizado.

Por meio do Natura Musical, a empresa valorizará os criadores que pensam e ampliam o lugar da nossa cultura num cenário cada vez mais sem fronteiras. Revelará, ainda, o trabalho de qualidade da música brasileira contemporânea, em sintonia fina com os novos caminhos da arte mundial.

Mais do que apoiar a face midiática da música, que é a sua apresentação ao público, o programa beneficiará seus diferentes estágios e processos, como pesquisa, criação, exibição, circulação, formação de público e documentação. Com isso, contemplará a música sob múltiplos aspectos, da sua memória à sua irradiação.

O lançamento do Natura Musical reforça o comprometimento da Natura com as raízes culturais do país. "O Natura Musical amplia a relação da empresa com a brasilidade, importante atributo da marca Natura. O objetivo deste programa é estabelecer um forte compromisso com a diversidade criativa da nossa música", afirma o diretor de assuntos corporativos da Natura, Rodolfo Guttilla.

Os projetos serão escolhidos por meio de processos de seleção pública, coerente com a visão de mundo da Natura, que tem a transparência como um de seus valores. Para a inscrição no programa, os projetos deverão estar aprovados na Lei Rouanet.

O programa demandou cinco meses de desenvolvimento e contou com uma fase piloto antes do primeiro edital. Nesta fase, a Natura selecionou três projetos tendo por critério o conceito do programa.

O Natura Musical foi elaborado com o auxílio da empresa Articultura, consultoria especializada no planejamento estratégico e na gestão integrada de patrocínios e investimentos empresariais em projetos de interesse público.

As inscrições

As inscrições para o programa Natura Musical deverão ser feitas por pessoas jurídicas - instituições e empresas que desenvolvam atividades artísticas e culturais, através do site http://www.natura.net/patrocinio.

O prazo das inscrições será de 18 de março a 27 de maio de 2005. Poderão se inscrever projetos de pequeno, médio ou grande porte, desde que solicitem uma quantia de até R$ 1 milhão, valor total dos recursos desse primeiro edital.

Serão levados em consideração critérios como adequação ao programa, inclusão cultural, diferenciação, acessibilidade, visibilidade, abrangência, sustentabilidade e viabilidade econômica.

A seleção dos projetos acontecerá de junho a julho de 2005 e a divulgação dos resultados até o dia 2 de agosto de 2005.

Projetos selecionados na fase piloto do Natura Musical
Homenagem a Tom Jobim

O projeto Homenagem a Tom Jobim reúne Armandinho, Paulo Moura, Marcos Suzano e Yamandú Costa para celebrar a obra de Tom Jobim em uma série de shows que percorrerá oito capitais brasileiras.

Dia Nacional do Choro

Realizado pelo grupo Camerata Brasileira, de Porto Alegre, o projeto Dia Nacional do Choro contempla um festival, que terá apresentação de vários grupos musicais e uma exposição sobre a obra de Pixinguinha na capital gaúcha.

Gravação e turnê de lançamento do novo CD do grupo Uakti

Criado em 1978, o grupo mineiro Uakti desenvolve um trabalho instrumental a partir de pesquisas com instrumentos artesanais, confeccionados com materiais como tubos de PVC e vidros, todos feitos por Marco Antonio Guimarães, diretor do grupo. O projeto contempla a gravação e turnê de lançamento do novo CD do Uakti em 7 capitais brasileiras.

Sobre a Natura
Os resultados alcançados no ano de 2004 mostram que a Natura consolida-se como uma das maiores fabricantes de cosméticos e produtos de higiene e de perfumaria, no Brasil. Uma pequena loja e um laboratório, inaugurados em 1969 na rua Oscar Freire, em São Paulo, deram origem a um complexo industrial cuja produção alcança 193 milhões de unidades por ano, a uma força de vendas integrada por 433 mil revendedoras autônomas - as Consultoras Natura -, no Brasil e no exterior, em 2004, e a um quadro de 3,2 mil colaboradores diretos, além de 1,2 mil temporários e terceiros.

Com destacada presença também nos mercados da Argentina, Chile e Peru e receita bruta recorde de R$ 2,5 bilhões em 2004, a empresa está instalada no Espaço Natura, um centro integrado de produção, logística, pesquisa e desenvolvimento, inaugurado em 2001. É um dos maiores e mais modernos do gênero na América Latina, erguido em terreno de 643 mil m2, rodeado pela Mata Atlântica, com área construída de 77 mil m2, no município de Cajamar, na Grande São Paulo.

Mais informações:

Paulo Marra Assessoria de Comunicação

Assessoria de Imprensa do Natura Musical

Tel/fax: (0xx11) 3258-4780 - Flavia Faiola e Danieli Massone

E-mails: faiola@paulomarra.com.br; massone@paulomarra.com.br; paulomarra@paulomarra.com.br