Natura anuncia patrocínio de documentário sobre a Velha Guarda
Natura anuncia patrocínio de documentário sobre a Velha Guarda
A poesia, a musicalidade, a intimidade e as histórias de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz, é cenário - e protagonista - do novo longa-metragem dos diretores Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Co-produzido pela Conspiração Filmes e pela Monte Criação e Produção, o documentário leva o cotidiano e a beleza da Velha Guarda da Portela para as telas do cinema nacional. Com patrocínio da Natura, o lançamento está previsto para abril de 2008.
O que leva um recanto do subúrbio carioca, a ser uma das maiores referências do samba em todos os tempos? Que magia e encantamento fizeram desta pacata área residencial, com pouco mais de 40 mil habitantes, o berço de poetas e cantores que seguem inspirando gerações e mais gerações da MPB? Como uma vizinhança de casas e hábitos simples veio a tornar-se o reduto de tantos e respeitados bambas - terra de Monarco, Argemiro, Jair do Cavaquinho, Aniceto, Antônio Rufino dos Reis, e de pastoras como Surica, Doca e Eunice -, todos integrantes da Velha Guarda da Portela?
Esse cenário deu origem a um projeto que teve início em 1999, quando Marisa Monte lançou o CD Tudo Azul - fruto de um trabalho de pesquisa da cantora, que garimpou sambas inéditos e/ou ainda desconhecidos dos compositores da Velha Guarda. O registro dos ensaios e das gravações para o Cd tornou-se o início das filmagens para o longa.
Hoje o trabalho soma 200 horas de filmes - um documento da história da música brasileira. A câmera leva o público a percorrer as ruas, freqüentar as casas, as festas populares e as cantorias de Oswaldo Cruz. E ainda acompanha o grupo em shows, nas rodas de samba e nos desfiles da Portela.
"O que buscamos nas filmagens foi tentar descobrir como e em qual medida o cotidiano de Oswaldo Cruz inspira a qualidade da música produzida ali", diz o diretor Lula Buarque. Buscando traduzir o mistério e o fascínio que cercam a beleza da música composta por esses elegantes senhores e belas senhoras, Lula e Carolina Jabor levam o público a mergulhar na intimidade de um universo muito especial, capaz de gerar tantos e tão valiosos artistas da música popular nacional.
Segundo Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Corporativos da Natura, "patrocinar o documentário sobre a Velha Guarda é uma forma de dar visibilidade a um patrimônio brasileiro que corria o risco de ser esquecido. Apoiados na universalidade do tema e na credibilidade dos artistas envolvidos no projeto, buscamos despertar o interesse das novas gerações pelo samba de raiz e, conseqüentemente, pelas nossas tradições".
Imagens históricas revelam preciosidades desconhecidas do grande público, como entrevistas e canções de Argemiro e Jair do Cavaquinho - sambistas da Velha Guarda que faleceram depois da gravação do Cd Tudo Azul. Marisa Monte participa ativamente do filme, seja em shows, ensaios ou, principalmente, nas visitas da equipe de filmagem aos redutos portelenses. O filme conta ainda com outras participações especiais, como Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.
Serviço
Natura apresenta longa-metragem sobre a Velha Guarda da Portela
Co-produção: Conspiração Filmes e Monte Criação e Produção
Previsão de lançamento: Abril de 2008
Patrocínio: Natura
*Com informações da assessoria de imprensa
Assessoria de Imprensa Natura
Marra Assessoria de Comunicação Ltda.
Tel./fax: (11) 3258-4780
Milene Lugarezi Spinelli ( )
Luciano Pereira ( )
Paulo Marra ( )
Site:
Assessoria de Imprensa Conspiração Filmes
Tels. (21) 3184-2070 e (21) 8872-4447
Eduardo Marques ( )
Site:






