Nassif estréia série de textos sobre a Veja em seu blog

Nassif estréia série de textos sobre a Veja em seu blog

Atualizado em 31/01/2008 às 15:01, por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA.

Nassif estréia série de textos sobre a Veja em seu blog

Por

"Não será um desafio fácil. Estaremos enfrentando o esquema mais barra-pesada que apareceu na imprensa brasileira nas últimas décadas". Com essa afirmação categórica, o jornalista Luís Nassif iniciou, na última quarta-feira (30) em seu blog, a publicação de uma série de textos com análises sobre uma das maiores publicacações do Brasil, a revista Veja .

Segundo Nassif, o objetivo é "decifrar o enigma Veja ", através da força do jornalismo e do trabalho em rede. Dessa forma, depois de uma breve introdução, o jornalista elenca o que julga ser o principal problema do veículo e, em quatro artigos, faz uma série de denúncias, com caráter explicativo, sobre a revista que vende mais de um milhão de exemplares no País.

As mudanças estruturais que a mídia vem atravessando em todo o mundo; a maneira como esses processos se refletiram na crise política brasileira e nas grandes disputas empresariais, "a partir do advento dos banqueiros de negócio que sobem à cena política e econômica"; e as características específicas da revista Veja , além de suas mudanças, são encarados pelo jornalista como os principais motivos que transfomaram a publicação "no maior fenômeno de anti-jornalismo dos últimos anos".

Assim, as denúncias feitas através do blog passam por casos polêmicos, que envolveram repórter e lobistas, criando os chamados "repórteres-dossiês", que estão sempre dispostos a atender aos interesses comerciais, até reportagens sobre André Esteves, banqueiro do Pactual que se tornou bilionário após a venda do banco para o suíço UBS.

Esteves havia sido autuado por irregularidades e dependia da decisão do Conselho de Apelação do Ministério da Fazenda para se reabilitar e remover os obstáculos à venda do banco.

Entretanto, Nassif afirma que jornalistas da Veja estavam investigando o banqueiro e publicando algumas notas ao seu respeito. Para tentar modificar a situação, Eduardo Fischer, publicitário que "recebe tratamento privilegiado de Veja ", interveio, não como publicitário, mas como amigo de Eurípides Ancântara, diretor de redação da revista. "A intervenção teve efeito rápido. A outra reportagem que estava sendo tocado foi paralisada. E o banqueiro voltou a conviver com notas favoráveis", declarou Nassif.

Procurado pelo Portal IMPRENSA, Luis Nassif declarou que sua série busca ser uma revanche para o jornalismo. "Um coisa é posição política, outra coisa é o que a Veja faz. Ela foi além de tudo o que eu já vi nos meus 38 anos de jornalismo". "Desde a criação do 'personagem' Diogo Mainardi, eu venho avaliando a Veja . Levantei pontos já utilizados ao longo da minha carreira", com o objetivo de mostrar o "anti-jornalismo" e "testar o poder das novas mídias em divulgar informação".

"Os momentos de catarse e a mídia", "A mudança de comando", "A guerra das cervejas" e "O caso André Esteves" são os textos utilizados por Luis Nassif, na última questa-feira (30), para explicar o que, segundo ele, se transformou em um veículo "sem compromisso com o jornalismo, recorrendo a ataques desqualificados contra quem atravessasse seu caminho, envolvendo-se em guerras comerciais e aceitando que suas páginas e sites abrigassem matérias e colunas do mais puro esgoto jornalístico".

O jornalista afirmou que outros "quatro ou cinco capítulos" ainda vão ser publicados em seu blog sobre a revista. "Esses foram só para esquentar", finaliza.

Foto: Divulgação