Nascido com foco em jornalismo na América Latina, Knight Center comemora 20 anos
Ligado à Universidade do Texas, o Knight Center para o Jornalismo nas Américas está comemorando 20 anos. Fundada em 2002 pelo professor e jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, a entidade é uma das mais reconhecidas na realização de cursos, conferências e publicações voltadas ao fortalecimento do jornalismo.
Atualizado em 31/08/2022 às 16:08, por
Redação Portal IMPRENSA.
O Knight Center nasceu com foco na capacitação de jornalistas na América Latina e no Caribe, regiões onde ajudou a criar organizações de defesa dos jornalistas e da liberdade de imprensa. Crédito: Reprodução Desde que começou a atuar com programas de atualização pela internet, mais de 275.000 estudantes de 200 países e territórios fizeram os cursos online do Knight Center. Dentre os webinars, o destaque fica para um realizado em janeiro último. Voltado a pesquisas sobre a covid-19, somente esse evento foi visto por participantes de 85 países.
ISOJ
Por sua vez, o 23º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ), realizado em abril de 2022, contou com 1.227 participantes. Durante o evento foi lançada a 13ª edição da publicação acadêmica ISOJ Journal.
Outro periódico relevante publicado pelo Knight Center é a LatAm Journalism Review, revista digital em inglês, espanhol e português, que aborda questões de jornalismo e liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.
O Centro Knight também mantém uma biblioteca digital de e-books sobre temas que vão desde a diversidade nas redações até os modelos de associação até a educação em jornalismo global e muito mais. Os livros estão disponíveis em inglês, espanhol e português e podem ser baixados gratuitamente.
“Quando começamos o Centro Knight há 20 anos, em agosto de 2002, eu não poderia imaginar que teríamos um impacto tão grande e por tanto tempo. (...) Inicialmente, o centro deveria se concentrar apenas na América Latina e no Caribe por quatro anos. Mais tarde, tornou-se global", conta Rosental.





