"Nas dificuldades, surgem oportunidades", diz André Esteves, da BTG, em evento da ANER
"Nas dificuldades, surgem oportunidades", diz André Esteves, da BTG, em evento da ANER
A Associação Nacional dos Editores de Revista (ANER) reuniu, nesta terça-feira (17), no Jockey Club, em São Paulo (SP), executivos e profissionais do segmento de revistas, para tratar sobre a atual crise econômica, os efeitos dessa crise e como os empresários de comunicação podem fazer para que esse delicado momento não afete os negócios de forma significativa. Para tanto, André Esteves, da BTG Investment, falou sobre o mercado e esclareceu diversas dúvidas sobre economia e investimentos.
A abertura do evento - parte dos "Seminários Aner" - foi realizada pelo presidente da entidade Roberto Muylaert, que destacou a importância dos profissionais da categoria tratarem dos atuais assuntos econômicos. "Economia não é mais uma questão secundária para as revistas", disse, o que justifica o tema do encontro: "Ela chegou. E agora? - Você e a crise financeira mundial. Saiba como sair dela".
| Luiz Gustavo Pacete |
| André Esteves, da BTG Investment |
Além disso, Muylaert aproveitou para falar sobre o novo projeto da instituição, batizado de "Bolsa Revista", que visa fazer uso dos encalhes das revistas de associados para utilidade pública, ou seja, destinar exemplares não vendidos em bancas para escolas e projetos sociais.
Mesmo com crise, cresce a circulação
A despeito dos números nefastos apresentados por diversos nichos de mercado e das incertezas causadas pelo delicado período econômico, o mercado de revistas fechou o último ano com balanço positivo. Sérgio Amaral, diretor da comissão de publicidade da ANER, apresentou o balanço do setor no último ano, com o crescimento de 7,5% no mercado de revistas (mensais 15%, semanais 4,7% e populares 11,6%).
De acordo com Amaral, a circulação paga no mercado de revistas chegou, em 2008, ao patamar de 406 milhões de exemplares, se somados os 3915 títulos existentes no mercado. "Nos últimos dois anos, foram criados 250 novos títulos", disse, enfatizando-se que deve à segmentação a variedade em bancas.
O diretor da comissão de publicidade deu, ainda, razões para que os anunciantes se interessem em manter seus anúncios, ainda que o mercado não pareça atrativo. "As revistas auxiliam muito no fortalecimento de marca em uma época que esse tipo de ação é extremamente importante", disse.
"A gente anda, o Brasil anda"
Sobre o clima de incertezas do mercado e a contribuição que a publicidade pode dar para que o Brasil não fique estagnado em razão da economia, falou o presidente Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), Dalton Pastore.
Para dar sua contribuição, a entidade criou uma campanha, que visa ser uma "moldura para boas notícias" de qualquer empresa privada, como forma de eliminar o clima de medo e despertar o senso competitivo dos empresários. "As más notícias não param de ser publicadas, o excesso de medo da crise leva à diminuição de investimento que diminui a produção e gera desemprego", disse. E completou: "com a campanha acreditamos que podemos ajudar a quebrar o circulo vicioso da crise".
O capitalismo não está em crise
O evento foi finalizado com a palestra de André Esteves, da BTG Investment, voltada para a área de finanças, que traçou um panorama do mercado financeiro atual e o posicionamento dos empresários e profissionais do setor em como reagir neste momento.
Para ele, trata-se de um momento econômico gravíssimo, só comparável à grande depressão de 29, mas que é uma correção necessária em razão de alguns excessos cometidos. "Não é uma crise do capitalismo, mas uma correção necessária em razão de excessos cometidos. Foram muitos anos que as pessoas consumiram muito mais do que podiam", disse.
Segundo Esteves, o Brasil é uma vítima acidental da crise, já que o país estava em um bom momento econômico. "O Brasil age e de maneira razoavelmente correta. É momento de desafios, mas acredito que estejamos qualificados para passar por essa fase. Vale lembrar que, sempre nas dificuldades, surgem grandes oportunidades".
O encontro "Você e a crise financeira mundial. Saiba como sair dela" foi um evento organizado pela ANER, com patrocínio das Editoras Abril e Globo.
Leia mais
-
-






