"Não há democracia sem liberdade de imprensa", diz Hélio Costa em evento em São Paulo
"Não há democracia sem liberdade de imprensa", diz Hélio Costa em evento em São Paulo
Acontece, nesta segunda-feira (1), em São Paulo (SP), o 1º Fórum Democracia e Liberdade de Expressão. O evento, organizado pelo Instituto Millenium, começou às 9h no Hotel Golden Tulip, nos Jardins, conta com a presença de jornalistas do Brasil, Equador, Venezuela e Argentina e tem por objetivo debater as ameaças à liberdade de imprensa na América Latina.
Entre os jornalistas internacionais convidados, estão Marcel Granier, diretor do canal RCTVI - suspenso pelo governo da Venezuela, o colunista do La Nación , Adrian Ventura, e o jornalista Carlos Vera, do Equador.
O presidente do Conselho Administrativo do Grupo Abril, Roberto Civita, abriu o evento, ressaltando que a consolidação da liberdade de imprensa depende da fiscalização e da existência de veículos de imprensa independentes.
Em seguida, o primeiro painel do encontro abordou a conturbada relação entre governos e países da América Latina. Na ocasião, Granier ressaltou que a questão do controle sobre a imprensa na Venezuela não vem do presidente Hugo Chávez, mas é recorrente.
| Agência Brasil | |
| Hélio Costa |
Adrian Ventura, que atua como articulista do La Nacion , relatou a difícil convivência entre veículos de imprensa e o poder público na Argentina. No painel, o jornalista - ferrenho crítico do casal presidencial Kirchner - disse que o Brasil deve permanecer alerta quanto aos problemas vivenciados pelos países vizinhos, para que a situação não se alarde.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ao ouvir os questionamentos de jornalistas dos países vizinhos, afirmou que se sente mais "à vontade" ao perceber a intensidade dos problemas vivenciados por venezuelanos, equatorianos e argentinos. "Não há democracia sem liberdade de imprensa", disse o ministro.
A questão eleitoral também veio à tona no segundo painel do evento, intitulado "Ameaças à Democracia no Brasil". Jornalistas discutiram os prognósticos da liberdade de imprensa, levando em conta os prováveis candidatos que podem assumir a Presidência da República. Tonico Ferreira, da Rede Globo, afirmou que o país encontra-se "amordaçado" pelas leis eleitorais, que dificultam a disseminação de informações.
O evento ocorre até as 19h, no hotel Golden Tulip, na região do Jardins, em São Paulo (SP).
Leia Mais
-






