"Não existem boas reportagens sem boas entrevistas", diz Neide Duarte, da TV Globo

O tempo reduzido de uma matéria em telejornais parece tornar impossível que textos, passagens e até mesmo repórteres se tornem muito parecid

Atualizado em 13/07/2011 às 18:07, por Alessandra Ungria* e  atualizado às 13h30 em 10/08/2011.

Por

os. No entanto, um toque de sensibilidade, aliado a uma boa técnica, faz com que textos, ainda que curtos, tornem-se profundos e diferenciados. Este é o caso da jornalista Neide Duarte, repórter especial da TV Globo, conhecida pela qualidade e originalidade de seus textos e matérias.

Para ela, ainda que um assunto tenha sido abordado muitas vezes, olhar para tudo com curiosidade pode fazer toda a diferença. "Procuro olhar para as coisas com certo espanto, com ar de novidade, como se eu nunca tivesse visto aquilo antes. Isto é o principal".

Neide comentou, em entrevista ao Portal IMPRENSA, as mudanças que podem ser observadas no jornalismo televisivo nos últimos tempos e as constantes transformações que ocorrem na forma de se fazer e assistir televisão."Antigamente, havia uma postura mais solene por parte dos jornais. As coisas foram ficando mais simples, mais coloquiais", afirma ela, que considera tal mudança positiva para o Jornalismo. "Isso é bom, pois aproxima o jornalismo do dia-a-dia das pessoas" ressalta.

Sobre como fazer uma boa matéria em vídeo, a jornalista afirma que as entrevistas são fundamentais. "Uma boa reportagem tem de ter, principalmente, boas entrevistas. Quanto mais pessoas falam, melhor. Ter uma sacada, um elemento diferenciado também é importante".

A jornalista observa, ainda, que o trabalho também deve ser feito em conjunto com todos os profissionais que participam da pauta. "Acho importante o repórter trabalhar bem próximo ao cinegrafista, para que as imagens tenham também o olhar do jornalista sobre o assunto".

Estes e outros pontos, como a linguagem em TV e a elaboração de pautas, serão abordados na Oficina IMPRENSA de Telejornalismo, ministrada por Neide Duarte, que acontecerá em São Paulo (SP), no próximo dia 17/08 (quarta-feira).

Para mais informações sobre valores e inscrições, .

Serviço
Oficina IMPRENSA de Telejornalismo, com Neide Duarte
17/08 - Quarta-feira
Horário: das 19h às 23h
Endereço: Avenida Paulista, 1009, 21° andar

*Com supervisão de Thaís Naldoni