Na mesma edição, jornal O Globo contra-ataca juiz que obteve direito de resposta

Na mesma edição, jornal O Globo contra-ataca juiz que obteve direito de resposta

Atualizado em 16/06/2008 às 13:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Na mesma edição, jornal O Globo contra-ataca juiz que obteve direito de resposta

Apesar de ter publicado na primeira página da edição desta segunda-feira (16) o direito de resposta do desembargador federal Ivan Athié às acusações contidas nas edições dos dias 10, 11 e 13 de março de 2002, o jornal carioca O Globo contra-ataca e reinvestiga o juiz na página 3.

O direito de resposta foi garantido pela 1ª Vara Criminal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. De acordo com os textos de 2002, o desembargador estaria envolvido em esquema de venda de decisões judiciais no Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Com o título "Juiz afastado pelo STJ ganha direito de resposta. Ivan Athié responde com outros cinco acusados a ação penal de formação de quadrilha e estelionato", o jornalista investigativo Chico Otávio diz que o desembargador "é réu, com outros cinco acusados, em ação penal aberta no STJ a pedido da Procuradoria Geral da República por formação de quadrilha, estelionato, documentos falsos e exploração de prestígio".

Segundo o repórter, na ação que afastou o desembargador, ele é "acusado de conceder liminares (tutelas antecipadas), deferir litisconsórcio (vários litigantes na condição de autores ou de réus) e conceder alvarás de levantamento de depósitos judiciais com a finalidade de obter "proveito pecuniário".

Esta é a terceira vez que o jornal é obrigado, por decisão judicial, a publicar direito de resposta do desembargador às acusações contidas em ações penais movidas contra ele.

Leia mais