Mundo digital precisa de calma, reflexão e ternura, diz Papa Francisco

Na última quinta-feira (23/1), em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica, o papa Francisco disse que o mundo digital em alta velocidade das redes sociais necessita de uma injeção de calma, reflexão e ternura para se tornar "uma rede não só de fios, mas de pessoas".

Atualizado em 24/01/2014 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.



Crédito:Divulgação Pontífice quer que a web seja "uma rede não só de fios, mas de pessoas"
Segundo a Reuters, o Papa pontuou que os meios de comunicação e a Internet, os quais ele chamou de "algo verdadeiramente bom, um presente de Deus", poderia unir as pessoas. Entretanto, para o pontífice, a comunicação digital constantemente impossibilita que cidadãos conheçam uns aos outros.
"A variedade de opiniões sendo transmitidas pode ser vista como boa, mas também pode levar as pessoas a se entrincheirar atrás das suas fontes de informação, que vão apenas confirmar os seus desejos e ideias, ou interesses políticos e econômicos", acrescentou.

O pontífice, que sucedeu o Papa Bento XVI em fevereiro do ano passado, já fez duras críticas sobre a "agressão violenta" da mídia e de comunicações que têm como intenção principal a promoção do consumo e a manipulação.