Mulher condenada ao apedrejamento admite sua culpa em entrevista para TV do Irã
Mulher condenada ao apedrejamento admite sua culpa em entrevista para TV do Irã
A TV estatal do Irã Seda Va Sima veiculou uma suposta entrevista com Sakineh Mohammadi-Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento por adultério, na última quarta-feira (11), em que a iraniana admitia ter conspirado para matar seu marido. Durante toda a reportagem, a mulher aparecia com o rosto coberto e a voz dublada em farsi (Sakineh fala turco).
Segundo a BBC Brasil, durante sua "confissão", exibida pelo noticiário "20:30", Sakineh disse que teria sido convencida a participar do plano de assassinato por um primo de seu marido, que teria ficado encarregado de trazer "equipamentos elétricos, fios e luvas" para eletrocutar a vítima. "Ele me disse: 'vamos matar seu marido'. Eu não acreditei que ele seria morto. Eu achei que era uma piada. Depois eu descobri que matar era sua profissão", declarou Sakineh.
A iraniana ainda acusou seu advogado, Mohammed Mostafaie, de ter conduzido o caso de maneira inadequada: "Por que ele levou meu caso à TV? Por que ele me desgraçou? Nem todos os meus parentes sabiam que eu estava presa. Por que ele fez isso comigo?", questionou a mulher.
Mostafaie, aliás, fugiu do Irã depois que as autoridades do país ameaçaram prendê-lo. Atualmente, o advogado está na Noruega.
O "20:30" ainda acusou a mídia internacional de ter usado a sentença de Sakineh para negociar a libertação de três cidadãos americanos, acusados de espionagem e que estão presos no Irã há um ano.
O Comitê Internacional Contra o Apedrejamento classificou a entrevista como "propaganda tóxica", já que a moça havia negado ter planejado matar o marido para outros veículos de mídia.
A condenação da iraniana ganhou repercussão mundial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu asilo à Sakineh, no final de julho, e pediu ao governo do Irã para rever a punição. De acordo com a Reuters, a sentença de apedrejamento foi suspensa, mas ainda poderá ser executada.
Leia mais
-
-






