Muito santo atrapalha o milagre

Muito santo atrapalha o milagre

Atualizado em 24/09/2009 às 18:09, por Lucia Faria.

A realização de um evento geralmente envolve diversas assessorias de comunicação. Uma do expositor, outra do palestrante, uma do organizador e por aí vai. Às vezes um simples release tem tanta gente para dar pitaco que a demora em aprovar o texto torna a mensagem obsoleta.

E como solucionar isso? Como não existe fórmula mágica para nada, acho que o ideal seria ter o bom senso de eleger um líder para arregimentar as informações e montar a estratégia. São muitos os exemplos de que excesso de santos torna o milagre mais difícil. Outra queixa comum entre assessorias de pequeno e médio porte é que assessorias gigantes costumam achar que tamanho é documento. Ledo engano.

Tenho bons e recentes exemplos para contar. Dias atrás conseguimos agendar entrevista em um importante programa na TV aberta. No entanto, nosso cliente precisava da autorização de uma outra empresa para falar. O ok foi dado, mas assessoria dessa empresa quis pegar carona na reportagem, condicionando a realização da entrevista em sua sede. OK, sem problemas. Só que daí começou o calvário para agendamento e perdemos o timing. Simplesmente não foi dado retorno em tempo hábil à produção.

Outro caso aconteceu com minha amiga que, por opção, mantém uma agência bastante enxuta e altamente produtiva. Só que ao divulgar a ação de um cliente, se deparou com a assessoria do patrocinador do evento. Esta colega, por sua vez, deixava transparecer a dúvida se a agência pequena teria condições de assumir a operação. A simples questão "precisa de ajuda?" vinha carregada de uma conotação de dúvida sobre seu desempenho.

A capacidade de uma assessoria não se mede pelo tamanho, mas pela inteligência. Mailing qualquer um pode comprar, inclusive os clientes. O mercado conta com dois bons fornecedores e os custos se assemelham. O duro é saber o que fazer com esses mailings, adotar bons parâmetros, conhecer quem realmente interessa para o perfil dos clientes, conquistar relacionamentos fincados na ética e na qualidade do trabalho apresentado.