Muçulmanos pedem que Wikipedia exclua imagens de Maomé

Muçulmanos pedem que Wikipedia exclua imagens de Maomé

Atualizado em 08/02/2008 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Após reclamações de muçulmanos, que pediam respeito à sua religião, a enciclopédia online Wikipedia excluiu o verbete sobre o profeta islâmico Maomé (Muhammad).

Segundo o site InformationWeek, contrariando o abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas, pedindo a remoção das imagens de Maomé, os responsáveis pela Wikipedia decidiram mantê-las, afirmando que são contra a censura favorecendo qualquer grupo.

Jay Walsh, porta-voz da fundação Wikimedia Foundation, mantenedora da Wikipedia, declarou em uma entrevista na última terça-feira, 5 de fevereiro, que a decisão de manter a imagem do profeta e impedir alterações por parte de usuários recém-registrados foi dos editores e administradores da enciclopédia virtual aberta. Segundo ele, essa decisão reflete os valores, princípios e política do portal.

Versões em vários idiomas da Wikipedia receberam o pedido de remoção. Alguns usuários pediram a retirada das imagens em que aparece a face do profeta, mantendo apenas algumas em que seu rosto está coberto por um véu.

Reprodução
Maomé, em Meca, recitando o Alcorão (fig. séc. XV)
A edição alemã, por exemplo, não atendeu ao pedido alegando que não é um local para debate profundo de muçulmanos. Já a croata mostra a imagem do profeta, enquanto uma versão em um dialeto bósnio quase idêntico não a exibe, em respeito à identidade islâmica do país.

Segundo o site de notícias Fox News, surpreendentemente, na edição persa, língua falada no Irã e Afeganistão, locais onde o islamismo é extremamente forte, são mostradas diversas imagens do profeta, tanto coberto com véu quanto descoberto.