MPE-MT reabre inquérito sobre tentativa de forjar flagrantes contra jornalista

O inquérito que investiga a contratação de um detetive particular para armar falsos flagrantes contra o jornalista Alexandre Aprá, do Portal

Atualizado em 02/05/2023 às 18:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Isso É Notícia, de Cuiabá-MT, foi reaberto a pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT). O órgão também determinou que o caso saia do Juizado Especial, onde foi arquivado pela Polícia Civil, e seja enviado à Justiça Comum. As solicitações do MPE-MT têm como base imagens gravadas por um auxiliar do detetive. O material teria indicado que o profissional foi contratado por Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, e sua esposa Virginia Mendes. O detetive teria sido indicado pelo publicitário Ziad Fares, dono da ZF Comunicação, agência contratada pelo Estado com dispensa de licitação. O objetivo era envolver o jornalista em falsas acusações de tráfico de drogas e abuso sexual de menores. Crédito: Reprodução Fenaj Alexandre Aprá, do Isso é Notíicia: perseguido após denunciar irregularidades no governo de MT A ideia de contratar o detetive teria ocorrido em represália a reportagens publicadas por Aprá no Isso é Notícia em 2021. As matérias eram justamente sobre suspeitas de irregularidades envolvendo o governador, a primeira-dama e a empresa ZF Comunicação.
O caso também está sendo analisado pelo Observatório Nacional da Violência contra Jornalista, que foi criado pelo ministro da Justiça, Flavio Dino, como forma de combater a multiplicação de ataques à imprensa.
Por sua vez, a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) incluiu o profissional de imprensa em seu Programa de Proteção Legal para Jornalistas e passou a custear os gastos com sua defesa.
O detetive particular contratado para forjar denúncias chegou a ser flagrado, em 2021, colocando um rastreador no carro do jornalista. À época, Aprá apresentou uma notícia-crime na Polícia Federal.