Sábado, 17 de outubro de 2026 ■ MPJ · Mais Pelo Jornalismo

MP instaura procedimento para investigar ameaças a jornalista da Folha de S.Paulo

As ameaças feitas ao jornalista André Caramante, repórter da Folha de S.Paulo, serão investigadas pelo Grupo Especial de Controle Externo daAtividade Policial (GECEP) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP).

André Caramante, repórter da Folha de S.Paulo , serão investigadas pelo Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GECEP) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). O procedimento foi instaurado no último dia 10 de outubro e busca apurar as ameaças ao repórter, que teriam partido de policiais civis e militares, em razão de sua atividade profissional.

Leia também

- - -

Em nota, o MP relata ligações feitas à redação do jornal, no dia 28/08, em que o ameaçador teria dito que “iria mandar Caramante para o inferno” e que ele “deveria ter cuidado com seus filhos”. Na mesma data, mais uma ligação aconteceu em que foi dito “quero deixar um recado para André Caramante. Para ele deixar a polícia trabalhar em paz ou filhos dele vão estudar no tacho do inferno”. Todas as chamas são confirmadas pelos responsáveis pelo atendimento telefônico da empresa.

Dias depois, em 24/09, o MP-SP enviou ofício à Vivo, solicitando dados cadastrais do número identificado como autor das ligações. Ainda segundo o MP, a solicitação independe de autorização judicial.

MP instaura procedimento para investigar ameaças a jornalista da Folha de S.Paulo

Leia também