Motivada pelo 11/9, UE quer impedir busca na web por palavras "perigosas"
Motivada pelo 11/9, UE quer impedir busca na web por palavras "perigosas"
A União Européia (EU) quer restringir as buscas na internet por instruções sobre como montar bombas. A iniciativa é do comissário da Justiça e da Segurança do bloco, Franco Frattini, que, nesta terça-feira (11), deve se reunir com representantes do setor de internet para discutir o assunto.
A proposta do comissário é de que os provedores impeçam o acesso a sites que ofereçam instruções sobre a fabricação de artefatos explosivos e que o setor privado realize um serviço exploratório sobre a possibilidade de a União Européia utilizar tecnologia para impedir que as pessoas realizem buscas com palavras como "bomba", "assassinar", "genocídio" ou "terrorismo".
A Comissão Européia - Poder Executivo da EU - deve apresentar a proposta aos países-membro do grupo no começo de novembro como parte de um pacote de medidas para o combate ao terrorismo.
Em entrevista à Reuters, Frattini defendeu que o plano de bloquear as buscas por instruções de montagem de bombas na web não fere a liberdade de expressão. : "Ensinar as pessoas a como fabricar uma bomba não tem relação nenhuma com a liberdade de expressão", disse.
Segundo ele, a proibição não atingiria opiniões, análises ou informações históricas sobre o assunto, mas apenas as instruções operacionais usadas por terroristas.






