Morre o jornalista Walter Cronkite, o homem "mais confiável" dos Estados Unidos

Morre o jornalista Walter Cronkite, o homem "mais confiável" dos Estados Unidos

Atualizado em 20/07/2009 às 07:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Divulgação
Walter Cronkite
Morreu, na noite da última sexta-feira (17), aos 92 anos, o jornalista norte-americano Walter Cronkite. Âncora do telejornal da rede CBS de 1962 a 1981, era considerado o homem "mais confiável" dos Estados Unidos. Cronkite faleceu em casa, ao lado da família, por decorrência de complicações de uma doença vascular cerebral.

Após a confirmação da morte do jornalista, o presidente norte-americano Barack Obama veio a público lamentar o ocorrido. Em nota, disse que Cronkite, ao introduzir um padrão seguido por vários âncoras, foi o "uma voz de certeza para um mundo incerto".

"Ele nos convidou a acreditar nele, e nunca nos decepcionou. O país perdeu um ícone e um amigo querido. Certamente sentiremos sua falta", disse o presidente.

O jornalista ancorou diversos fatos marcantes da história do século 20, como a assassinato do presidente John Kennedy e a chegada do homem à lua. Ferrenho crítico à guerra do Vietnã, fez com que a população fizesse mobilizações contrárias à entrada dos Estados Unidos no conflito. Na época, devido a sua popularidade, o presidente Lyndon Johnson teria dito "se eu perdi Cronkite, perdi metade da América".

Uma pesquisa realizada na década de 70 elegeu Cronkite a pessoa "mais confiável" dos Estados Unidos, à frente de personalidades do entretenimento e do mundo político. Em nota, o atual presidente da CBS News -veículo em que o profissional trabalhou por quase duas décadas - Sean MacManus, afirmou que "é impossível imaginar o Jornalismo ou a América sem Walter Cronkite". A informação é do jornal O Globo .