Morre o jornalista Paulo Cabral, ex-presidente dos Diários Associados
Morre o jornalista Paulo Cabral, ex-presidente dos Diários Associados
Faleceu no último domingo (20), em Brasília (DF), aos 87 anos, o jornalista Paulo Cabral de Araújo. De acordo com o diagnóstico médico, o óbito veio em decorrência de uma hemorragia gástrica. Nascido em Guaiuba, nas proximidades de Fortaleza (CE), Cabral ocupou por 22 anos a presidência dos Diários Associados.
A carreira jornalística de Cabral começou aos 12 anos quando dirigiu seu primeiro jornal, o Exemplo , editado pelo Centro Infantil de Cultura, de Fortaleza. Aos 16 anos se iniciou de forma profissional, ao passar em concurso público da Ceará Rádio Clube.
Ao sair da empresa cearense, passou para o conglomerado de comunicação Diários Associados. Por 22 anos assumiu o comando da empresa Brasiliense criada por Assis Chateaubriand -responsável pela administração dos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas e extinta TV Tupi.
Além da trajetória jornalística, Cabral também se dedicou ao meio político. Em 1951, sem partido e com campanha eleitoral de apenas 25 dias, tornou-se prefeito de Fortaleza (CE). No período militar foi Secretário do Ministério de Justiça durante o governo de Ernesto Geisel (1974-1979).
Na década de 90, assumiu a presidência da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), posto que ocupou durante seis anos. Desde 2008, compunha o conselho editorial do jornal cearense O Povo .
O corpo do jornalista será velado nesta segunda-feira (21), às 11h, na Capela Especial do Campo da Esperança, em Brasília. Uma hora antes, será celebrada uma missa em memória do jornalista. A informação é do Correio Braziliense .






