Morre o colunista americano William Safire, autor dos discursos de Richard Nixon
Morre o colunista americano William Safire, autor dos discursos de Richard Nixon
Morreu, no último domingo (27), aos 79 anos, o jornalista norte-americano William Safire. Colunista do veículo The New YorkTimes ( NYT ) por trinta anos, recebeu um prêmio Pulitzer na década de 70, por suas articulações sobre a política dos EUA. O jornalista faleceu em um asilo na cidade de Rockville, estado de Maryland, vítima de complicações decorrentes de um câncer no pâncreas.
| Divulgação | |
| William Safire |
A amostra do estilo de vida americano da época, conhecido como "American Way Life", levou à organização de um evento, em que participaram o então vice-presidente dos EUA, Richard Nixon e o líder soviético Nikita Khrushchev. Na ocasião, inquiriu aos participantes sobre os prós e contras do capitalismo e socialismo, em meio à disputa hegemônica dos dois países no período da Guerra Fria.
Em 1959, foi contratado por Nixon para assessorá-lo em sua campanha presidencial de 1960. Safire esteve junto ao republicano por 14 anos, sendo responsável pelos discursos do político no período em que esteve na presidência dos EUA (1969-1974). Deixou o cargo de assistente especial um ano antes da renúncia de Nixon, motivada pela repercussão do famoso caso "Waltergate".
Após abandonar a assessoria presidencial, passou a escrever uma coluna sobre política no The New York Times (NYT). Em 30 anos de jornal, redigiu mais de três mil textos, em que se dirigia a figuras políticas dos EUA e defendia as liberdades individuais da população. Recebeu o prêmio Pulitzer em 1979, devido a uma coluna sobre a administração financeira de Bert Lance, diretor de Orçamento do então presidente dos EUA, Jimmy Carter.
Em 2005, ano em que deixou o NYT, tornou-se vice-presidente da Fundação Dina, que apoia pesquisas nas áreas de neurociência, imunologia e disfunções cerebrais. Em 2006, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do então chefe de estado George W.Bush.






